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Mensagem por ADM GabZ Seg Ago 25, 2014 3:10 pm

Relembrando a primeira mensagem :

Olá a todos!

Como sabem, sempre buscamos incrementar o sistema para deixá-lo cada vez melhor. Prova disso é que terminamos o novo Sistema de Ranks e já está engatilhado para ser lançado oficialmente. Mas para ficar ainda mais perfeito decidimos melhorar um problema que já atrapalha a algum tempo: o formato das aventuras.

Sabemos que a Lodoss tem um estilo único, aonde os tópicos são as localidades e os jogadores "se deslocam" até eles. Sim é um sistema divertido e dá maior imersão, dando a sensação de que você realmente está visitando estes lugares com seus personagens. Mas isso acaba gerando alguns problemas. Durante todos esses anos conseguimos contorná-los e amenizá-los, mas eles nunca deixaram de existir. Que são:

Troca de Narradores: Cada área tem um narrador específico, isso já sabemos. Acontece que a maioria deles trabalha e/ou estuda e, eventualmente, são obrigados a se ausentar por um tempo. Nisso o que somos obrigados a fazer é uma troca de narrador de maneira forçada e isso gera mais problemas. O jogador, neste caso, tem duas opções: continuar a aventura anterior ou iniciar uma nova. No primeiro caso é estressante e desanimador para o narrador, pois terá de reler todo o conteúdo passado e pensar em algo que foi criado por outra pessoa. No segundo caso é estressante para o jogador que deverá simplesmente abandonar a aventura sem conclusão, como um "episódio inacabado". Resumindo, nenhum dos lados fica feliz.

Jogadores extras: Desde que incluímos o sistema de Vagas este problema foi amenizado, mas ainda existe. Como nossos narradores são separados por áreas, é comum que algumas sejam muito mais populosas do que outras. Visto que a Lodoss dá liberdade para o personagem ir aonde quiser, isso faz com que, a qualquer momento, um narrador tenha um jogador extra sem nenhum aviso ou controle. Sim isso faz parte do desafio e do próprio trabalho do narrador, mas com o tempo acaba desgastando não apenas o narrador, mas os jogadores também. Sem conseguir limitar quantos jogadores ele pode narrar por vez, o narrador pode acabar sendo sobrecarregado, atrasar posts ou mesmo ser obrigado a abandonar tudo. É como uma bola de neve e todos saem prejudicados.

Limitação de áreas: Como cada narrador é designado a uma área específica, ela também acaba sendo seu limite. Os narradores não podem seguir seus jogadores para onde eles forem, isso evita que 2 ou mais narradores estejam em um mesmo tópico, gerando assim confusão desnecessária. Sendo assim o narrador acaba sendo obrigado a criar uma aventura apenas dentro dos seus limites. Por exemplo: Narrador X é responsável pela Península de Ruff. Ele não pode criar uma aventura aonde o jogador deve ir a Paramet comprar algo e voltar, pois está fora de seu "domínio". Isso por um lado faz com que o narrador fique "especialista" daquela área, mas por outra limita sua liberdade de criação. Sem contar que, como falei acima, um narrador pode se ausentar e ser substituído por outro que talvez não tenha a mesma afinidade com a área em questão. Mais uma vez tanto os narradores quanto os jogadores são prejudicados.


Como podem perceber foram analisados ambos os lados. Busco fazer o melhor para que não apenas os jogadores se divirtam, mas os narradores também. Afinal, tudo que fazemos aqui é por hobby e quero que continue assim. Devemos concordar que as situações acima são desanimadoras e, por muitas vezes, acabam desmotivando jogadores e narradores. Notei que as campanhas são super populares não apenas entre os jogadores, mas principalmente entre os narradores. Muitos deles preferem fazer apenas campanhas e, por isso, nossa sugestão é baseada nesta análise.

Conversei com a equipe e bolamos um jeito de melhorar os problemas acima. Na verdade trata-se de uma mudança radical mas que visa melhorar a Lodoss cada vez mais. Talvez alguns já sejam familiarizados com esse sistema, pois existem em alguns fóruns, e faremos o possível para que seja organizado e bem trabalhado. A idéia é:


Aventuras em tópicos únicos

A sugestão é que as aventuras, ao invés de serem em vários tópicos diferentes, se resumam em apenas um. Isso significa que elas agirão como campanhas, acontecendo em um único tópico e tendo apenas um narrador responsável, sendo um tópico exclusivo para cada aventura nova que vier. Nesse formato de aventura os narradores teriam uma "ficha" com suas informações como jeito de narrar, os temas que gosta, estilos e disponibilidade. Um jogador interessado pode escolher o narrador e fazer um pedido e ele pode ou não aceitar dependendo de sua disponibilidade. Por outro lado um jogador também pode criar um tópico de pedido caso não saiba que narrador escolher, então algum que esteja disponível poderá se voluntariar.

Isso pode parecer estranho por conta de nosso sistema atual, mas devemos lembrar que os narradores também são gente (risos). Todos os nossos narradores são voluntários, querem divertir a si mesmo e aos seus jogadores, tudo isso por puro hobby. Por isso não posso forçá-los a narrar para quem não querem ou não podem, algo que acaba acontecendo no sistema atual de áreas. Já com as aventuras em tópicos únicos este e outros problemas são facilmente resolvidos, como pode conferir abaixo:

Narradores fixos e controlados: Nesse sistema o narrador acaba tendo total controle sobre seus jogadores, pois receberá um pedido para narrar ou então buscar um pedido em aberto. Assim cabe apenas a ele se organizar e definir para quantos jogadores ele pode narrar. Se estiver muito atarefado, pode negar alguns pedidos extras ou mesmo fechar as inscrições por um tempo. Neste caso o único problema seria o próprio narrador se enganar em relação ao seu tempo, mas por aventuras terem durações super variadas, não haveriam tantos problemas. Uma aventura mais simples pode ser encerrada (com conclusão) e assim o jogador ficaria livre para a próxima. Em resumo o narrador sempre saberá exatamente o número de jogadores em seu domínio.

Liberdade de criação: O sistema de tópico único não apenas facilita a organização das aventuras, mas também oferece a maior liberdade de criação que um narrador da Lodoss pode ter. É a mesma liberdade que encontramos em Campanhas e isso pode ser estendido às aventuras comuns. Desta forma o narrador terá toda a ilha de Lodoss para criar a aventura que quiser e enviar o jogador para onde desejar, sem problemas de conflitos com outras aventuras que aconteçam no mesmo lugar. Assim os narradores ganham um leque muito maior de possibilidades, dando aos jogadores aventuras ainda mais incríveis e livres.

Organização: Não tem mistério que este sistema é mais fácil de organizar desde que as regras corretas sejam aplicadas. Os jogadores não vão precisar postar em vários tópicos diferentes e assinar um tópico agora terá um sentido mais interessante. Para quem não conhece, ao assinar um tópico você recebe um e-mail sempre que ele for respondido. No sistema atual isso acabava sendo inútil ou incômodo por conta da troca constante de tópicos. Além disso um narrador que precise ficar ausente por um tempo poderá pausar suas aventuras e não uma área inteira, o que antes obrigaria um outro narrador a tomar seu lugar temporariamente. Desta forma também não corremos o risco de ter "áreas mortas" por falta de narradores.


Como podem ver, esse sistema elimina a maioria dos problemas citados anteriormente. Claro que não existe um sistema perfeito, sempre haverá algo limitando ou causando conflito, mas estamos sempre fazendo o possível para que a Lodoss tenha a melhor qualidade de jogo.

Peço a todos que analisem com carinho esta sugestão e postem quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões.

Agradeço desde já por toda força, cooperação e carinho!


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Mensagem por Juliet Baskerville Sex Ago 29, 2014 10:24 am

*Lê a ideia da Gab, reação:*
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Está foi bem melhor. Pode parecer um pouco trabalhosa, mas mantém o que já tem, e ao mesmo pode solucionar algumas desvantagens. Gostei dela!

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Mensagem por NR Sérpico Sex Ago 29, 2014 12:41 pm

Eu compartilho um pouco do que o Tenkai disse, de quando eu comecei no fórum e meu personagem passou por várias áreas e eu joguei com uns 3 ou 4 narradores diferentes. Achei isso muito bacana, diferente. Dava a real sensação de mudar de área. É mais ou menos como um narrador disse uma vez (acho que foi o Katsuo), em algum tópico por aqui: quando você muda de área, você passa a dançar outra música, conforme o narrador local. Tudo isso pra dizer que acho o sistema atual um máximo.

Mudanças são bacanas e tal. Vou até reler tudo aqui, pois acho que não entendi completamente a ideia. Mas em último caso, vou junto com o Kaien: testem antes de oficializar.
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Mensagem por Lyza Simons Ter Set 02, 2014 9:57 am

Eu sou a favor da mudança. Assim como muitos disseram, há pontos positivos e pontos negativos em ambos os lados, decidir qual deles é o mais vantajoso dependerá da situação em que se encontra o fórum atualmente. Na minha opinião, o melhor agora para o fórum e seus jogadores seria mudar para o sistema de aventuras separadas, pois eu percebo que há um certo atraso recorrente por parte dos narradores de áreas mais cheias, como Hirt por exemplo. Eu também concordo com o que Neil e Lima Limão disseram, o sistema do jogo, por mais importante que este venha a ser, ele não é, e nunca será, o único responsável por tudo no fórum. Não é o sistema que faz os jogadores interagirem entre, não é o sistema que mantem o fórum 100% ativo, não é o sistema que fez da Lodoss o que ela é hoje, até porque, já ouvi dizer que aqui, em épocas passadas, usava-se dados, depois mudaram, e depois mudaram de novo, então creio que mudar novamente não será algo tão prejudicial. O que faz a Lodoss ser o que ela é hoje, pra mim, é o comprometimento que a Gabz tem com seu fórum, assim como todos os narradores também. Os jogadores também têm sua parcela no desenvolvimento do jogo, assim como há narradores muito comprometidos e talentosos, há também jogadores fiéis e que amam a Lodoss por ela ser um ótimo fórum de RPG.

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Mensagem por Gin Ter Set 02, 2014 11:14 am

Bom, não ia escrever nada mas acho que a minha opinião é válida nesse momento.

Gin Cagão diz: Quando eu narrava em áreas eu, Narrador, não tinha nenhum problema em comportar mais gente pra minha área e lá fazer uma aventura se desenvolver e durar. Além disso você tem controle de sua área em si e lá pode fazer fazer qualquer coisa, não simplesmente jogar um monstro de areia pegajoso zumbi tóxico e dispensar o jogador após isso. Você pode tanto fazer uma aventura ligeira com players, continuar aventuras de outros GM's (existe algo mágico chamado PM entre GM's) ou mesmo criar sub áreas de sua imaginação.

Exemplo: Em Ruff eu acabei criando um subterrâneo gigantesco com cidades perdidas e bichos estranhos. Nessa dada aventura alguns players foram simplesmente jogados pra lá e eu uni eles, transformando suas experiências conjuntas em aventuras. Isso acabou desenvolvendo a minha imaginação, o que culminou em uma campanha épica que narro atualmente (não contem os atrasos =p)

Na minha humilde opinião são esses tipos de imprevistos que fazem as áreas abertas se tornarem únicas. Porém todo Narrador que tem alguma noção do que está fazendo no fórum consegue se adaptar às regras. Se houver mudança no sistema, creio que a imensa maioria não teria problemas para jogar ou narrar, apesar de estranharem em um primeiro momento.

Em suma, se houver mudança faça isso em prol do desenvolvimento e da evolução do fórum. No entanto não inventem desculpas que um é mais ''complicado que o outro'' ou que esse ''resolveria os problemas que outro sistema está tendo''. Todo sistema sempre terá problemas, mas pessoas competentes conseguem pegar qualquer sistema e transformar uma simples aventura em uma fábula estupenda caso tenha a capacidade pra isso.

- Sou imparcial. Pra mim, tanto faz a mudança -

Té!

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Mensagem por ADM GabZ Ter Set 02, 2014 1:50 pm

Muito obrigada pela opinião de todos!

Acredito que o único inconveniente da segunda idéia, a do Narrador Ativo, seria de fato a diferença de tempo que os narradores levam para postar. Porém, pensando um pouco, tem algo que pode ser muito útil para resolver este problema: bom senso.

Não temos tantos jogadores assim. Na verdade, eu gostaria de limitar 25 jogadores por um bom tempo. Temos bem mais do que 25 áreas e alguns jogadores estão apenas em campanha ou estão em grupo. Portanto, acredito que a idéia de Narrador Ativo funcionaria bem, pois os narradores ainda podem escolher QUALQUER área para narrar, podem seguir seu jogador e, caso a área alvo já tem um NA, basta analisar as opções. Se for um narrador com pouco tempo disponível e que demore para narrar, de duas uma: ou escolha outra área similar para narrar, ou entre em acordo com ele. De repente uma troca pode ser feita, deixando como NA o narrador mais disponível. Com esse sistema também podemos definir uma "ficha" para cada narrador se organizar e deixar seu perfil.

"Ah mas o outro jogador vai ficar esperando enquanto não tem post do narrador mais lerdo dele". Sim, é um contra que não pode ser evitado. Por isso é essencial a comunicação entre o narrador e seu jogador, mesmo que apenas por PM. Se o jogador está ciente e aceita, porquê não? Isso também poderia acontecer no sistema de Aventuras de Tópico Único, a diferença é que seria em outro tópico. Ou seja: não é uma desvantagem do sistema, mas sim do jogo como um todo.


Todas as opiniões são muito importantes! Estou vendo todos os lados e analisando com carinho. Eu gostaria muito de ver a opinião completa do Sérpico depois que ele ler o tópico todo. Acredito que da equipe falta apenas a opinião dele.

Em resumo, temos duas opções de melhoria do sistema:

1) Aventuras em Tópicos Individuais
Neste tipo de sistema as aventuras funcionariam como campanhas, tendo tópicos únicos e melhor organização. Os jogadores podem decidir se as aventuras serão "Abertas" (qualquer um pode participar), "Semi-abertas" (qualquer um pode participar, desde que com aprovação do jogador) e "Fechadas" (apenas para os jogadores que já estão nela). Cada narrador teria sua ficha descrevendo sua disponibilidade, modo de narrar, perfil, etc. Um jogador pode pedir a um narrador para começar uma aventura, ou pode criar um tópico de pedido e qualquer narrador pode acolhê-lo.

2) Sistema de Narrador Ativo

Nesse sistema o jogo continuaria como está, com a diferença de que os narradores não teriam mais áreas específicas para narrar. Aonde tiver um jogador, qualquer narrador poderá ser responsável por ele e pelos demais que chegarem na área. Ele será o Narrador Ativo daquele tópico e assim será até finalizar a aventura ou trocar de tópico. O narrador também poderá seguir seu jogador para outras áreas, desde que a área em questão já não tenha um Narrador Ativo. Se tiver, ele tem a opção de enviar sua narração por PM ao Narrador Ativo (que irá postar no seu tempo) daquela área ou escolher outra.


Devo dizer que a segunda opção ganha um pouco mais de força por ajudar a resolver muitos dos problemas citados sem ser necessária uma mudança drástica no sistema. Assim que mais pessoas mostrarem suas opiniões, iremos fazer uma nova reunião entre a equipe para dar um veredicto.

Um abraço a todos!

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Mensagem por Juliet Baskerville Ter Set 02, 2014 4:38 pm

Olha, não escondo que não gosto de mudanças drásticas em qualquer coisa que para mim está funcionando bem do jeito que está, mas se é para ter uma mudanças mesmo, a Opção 2 é muito mais agradável para mim. Ela deixa o fórum com um diferencial, e ao mesmo tempo mantém a imersão atual, pelo que me parece. E para mim, é uma opção que conserta o que está errado, ao invés de simplesmente trocar as vantagens e desvantagens.

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Mensagem por NR Lima Limão Ter Set 02, 2014 6:07 pm

Eu mantenho minha posição, e continuo achando melhor as aventuras em tópicos individuais. ^^

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Mensagem por NR Kamui Black Ter Set 02, 2014 7:00 pm

Concordo com a Sah e prefiro o sistema número 1, de aventuras em tópicos separados para cada aventura.

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Dedico este espaço ao mais corajoso GM da Lodoss, Zato, que leu a ficha inteira do Blues.

Zato, você tem o meu mais sincero respeito.
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Mensagem por NR Sérpico Qua Set 03, 2014 2:35 pm

Então, nem tenho muito o que acrescentar sobre as novas propostas. Tanto o tipo 1 quanto o 2 são bacanas, agora que compreendi melhor a ideia. Então estou numa postura imparcial também. Mas se eu tivesse de escolher (pensando como jogador) ficaria com o tipo 2 dos descritos no post da Gabz.

Só.
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Mensagem por Frist Qua Set 03, 2014 3:59 pm

Não comentei aqui, por que pra mim tanto faz na verdade. Já joguei com os dois tipos de proposta praticamente, o estilo atual da lodoss é legal por que você muda os "ares" de uma localidade para outra, querendo ou não todo narrador é diferente e isso só enriquece o fórum, além de que dessa forma não é preciso ter um log de cada aventura de cada jogador em que todos os GMs teriam que semanalmente ficar atualizando os acontecimentos para saber quando uma aventura impacta na outra e se for o caso promover uma fusão de mais aventuras (Isso da trabalho). Com um GM por localidade é mais fácil para ele gerenciar os diferentes players sem depender muito de ninguém, quando tiverem de mandar um player continuar uma plot criada para outro GM, converse com ele, conte de seus planos e combinem ideias.

Mas... btw como havia dito, pra mim tanto faz mesmo

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Mensagem por Henry Qua Set 03, 2014 5:55 pm

Essa parada ai que o Frist falou resume minha opinião perfeitamente.

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Mensagem por ADM GabZ Ter Set 09, 2014 1:33 am

Agradeço pela colaboração de todos!

Visto que todos aqui possuem argumentos fortes, naturalmente foi difícil fazer qualquer decisão. Eu mesma adoro o modelo atual e, por mim, ele não mudaria. Mas ele causa problemas como já citei neste tópico e estou disposta a fazer o que for preciso para saná-los. Tudo isso para tornar Lodoss cada vez melhor e divertida.

Portanto vamos primeiro testar a idéia do Narrador Ativo descrita neste post. Trata-se de uma liberdade para os narradores, aonde eles poderão narrar aonde desejarem e até seguir seu jogador, mas só pode haver um Narrador Ativo por tópico. De preferência o que postar com mais frequência para não atrasar outros jogadores. Com isso caberá à equipe organizar-se melhor com esta liberdade. Ela também se estende aos jogadores que podem trocar de narrador com mais facilidade. Estamos estudando para que, desta vez, os narradores tenham uma ficha descritiva de suas habilidades, tempo disponível e até mesmo poderem receber pedidos para narração.

Tomamos essa decisão pelo simples fato desta idéia ter menos riscos. Afinal ela requer pouquíssima modificação no sistema, sendo assim temos pouco a perder. Caso ela não funcione bem ou apresente estagnação nos problemas antigos, daí sim podemos partir para o teste de aventuras em tópicos únicos.

Um grande abraço a todos!

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Mensagem por Goldsilver Ironsteel Qua Set 10, 2014 1:26 pm

Eu mantenho minha posição como a Sabrina. Prefiro o sistema de tópicos únicos por motivos já citados sendo eles principalmente os relacionados ao ritmo de postagem de cada narrador.

Mas se querem testar, vamos testar.

Outra coisa importante, minha proposta para o sistema de tópicos únicos vai além. Eu proponho a extinção dos tópicos de localidades, ai depois você pega todo o conteúdo desses tópicos e coloca junto em um só lugar criando um "livro de RPG". Os narradores e jogadores jogam suas aventuras usando informações desse livro, como acontece em fóruns de RPG baseados em sistemas prontos como D&D Forgotten Realms e outros.

Acho que fica mais fácil assim.

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Mensagem por Frist Qua Set 10, 2014 4:26 pm

Vish, issae da mais trabalho que que fazer um log dos acontecimentos. Acho que ia ter de parar o fórum pra arrumar desse jeito, não?

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Mensagem por ADM GabZ Qua Set 10, 2014 7:51 pm

Frist escreveu:Vish, issae da mais trabalho que que fazer um log dos acontecimentos. Acho que ia ter de parar o fórum pra arrumar desse jeito, não?

Não entendi, Frist!

Essa sugestão de Narrador Ativo não vai precisar de nenhuma mudança além da organização dos narradores. Por isso digo que é de baixo risco, pois se não der certo haverá poucas mudanças. Os jogadores não vão ser incomodados =)

Já o sistema de Rank está pronto e esse sim vai precisar de uma atenção dos jogadores, afinal terão de redistribuir seus pontos de atributos. Sim vai rolar um reset nos atributos, acho mais justo e tranquilo.

Gold, não entendi sua idéia! Me chama no Skype para explicar melhor por favor.

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Mensagem por Frist Qui Set 11, 2014 3:32 am

Eu proponho a extinção dos tópicos de localidades, ai depois você pega todo o conteúdo desses tópicos e coloca junto em um só lugar criando um "livro de RPG". Os narradores e jogadores jogam suas aventuras usando informações desse livro, como acontece em fóruns de RPG baseados em sistemas prontos como D&D Forgotten Realms e outros.

Acho que fica mais fácil assim.

Tava falando dessa parte aqui Gabz

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Mensagem por NR Fury Qui Set 11, 2014 9:34 am

Adorei a ideia do Gold sobre o livro do RPG!

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Mensagem por ADM GabZ Qui Set 11, 2014 10:18 am

Ah tá Frist, não essa idéia não me parece boa. Os tópicos de localidades não vão ser eliminados em nenhuma das idéias propostas. Ou elas continuam sendo o jogo ou serão áreas de consulta e Interpretação Livre. Relaxa =)

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Mensagem por Seyfert Qui Set 11, 2014 3:54 pm

Acho que o banimento dos tópicos para um único livro causa o fim da interatividade e da interpretação dos players. Isso pode acarretar no desinteresse de muitos, afinal, a graça é seguir uma aventura e ir para lugares diferentes.
Minha sugestão a respeito dos narradores. Não acho que deveria ter narradores específicos para cada localidade, imagine que você está em um local seguindo uma ideia de aventura e no meio disso você se vê obrigado a ir para outro local para continuar na mesma linha de raciocínio anterior, contudo esta outra localidade está sob o domínio de outro narrador, que desconhece sua história, sua aventura, desconhece tudo. Como se espera que ele narre uma continuidade sem estar a par do que se passa?
O mais lógico seria narradores responsáveis por um determinado grupo de players, independente de local. Exemplo. Narrador Joãozinho ficou responsável pelos players Fulano, Mariazinha e Zé Pilintra. No meio da aventura eles vão pra uma localidade onde um outro narrador estaria narrando para outro player e ocorre a interatividade dos 3 players anteriores com esse novo player. Como fazer então? Dai é válido que ambos entrem em contato um com o outro (os narradores), conversem em como está rolando a historia deles e dividam a tarefa de continuar a aventura. Dessa forma não ficaria pesado para nenhum deles e, caso um dos dois tenha que se ausentar por motivo de estudos ou trabalho, ainda teria o outro de prontidão, dessa forma os players não ficariam sem narrador. Essa parte de organização é uma questão pura e simples de comunicação.
Eu acredito que dessa maneira todos estariam mais próximos e portanto tudo fluiria melhor.
Digamos que assim seria o funcionamento das "main quests", ou seja, do desenrolar normal das aventuras de cada um.
"Mas surgiu uma side quest em Hylidrus"
Side quests poderiam funcionar assim:

O player precisaria estar no local em que ela inicia. Imagine que a side quest se trata da caça por um foragido, mas isso só está em folhetos em uma cidade específica. Seria totalmente ilógico o player seguir para o norte em sua aventura normal e na side quest ele narrar indo ao sul para a caça por conta de ser uma side. Então as sides e as main quests se misturariam, assim como em "The Elder Scrolls", acho que quem nunca jogou ao menos já ouviu falar. Você abandona por um momento um dos caminhos e segue o outro.

"E por quem a side quest seria narrada?"

Por quem a criou obviamente. No caso a side teria um número limite de participantes e o criador ficaria responsável por eles até o término desta. Após isto o narrador do player ou do grupo retoma suas criar e dá um novo caminho à elas.

Eu creio que esse modo seja o mais lógico e o mais próximo de uma aventura medieval ao estilo RPG. Enfim é isso '-'/

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Mensagem por DoBer Seg Out 13, 2014 12:11 am

desapontado por só ter visto esse tópico agora .-.

bom, eu sou a favor da mudança para qualquer um dos dois sistemas que a gabz mostrou, mas o segundo parece melhor justamente por a mudança não ser tão drástica, e ainda assim resolver bem o problema que eu acho que é o pior: sobrecarga dos GMs. Se um GM tiver que ir para a área de alguém que posta devagar, paciência, ele também não precisa ficar lá para sempre, e eles sempre podem conversar. A ideia de fazer uma ficha para os narradores, com as suas características, eu achei ótima. Eu li muita coisa até aqui, daí fiquei confuso, nem sei mais direito o que eu ia falar, e já está tarde, então outra hora eu vejo isso aqui de novo e falo o resto. Um abraço pra vocês e concordo totalmente com o que a lyza e o gin disseram.

edit: não vi que tinha 3a página O_O
vou organizar as ideias e depois eu falo

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