Fórum Inativo!

Atualmente Lodoss se encontra inativo. Saiba mais clicando aqui.










Vagas Ocupadas / Vagas Totais
-- / 25

Fórum Inativo!

Saiba Mais
Quadro de Avisos

>Dizem as más línguas que o anão Rookar, que fica no Porto Rangestaca, está procurando por mercenários corajosos - ou loucos - que estejam afim de sujar as mãos com trabalhos "irregulares". Paga-se bem.

> Há rumores sobre movimentações estranhas próximas aos Rochedos Tempestuosos. Alguns dizem que lá fica a Gruta dos Ladrões, lar de uma ordem secreta. Palavra de goblin!

> Se quer dinheiro rápido, precisa ser rápido também! O Corcel Expresso está contratando aventureiros corajosos para fazer entregas perigosas. Por conta da demanda, os pagamentos aumentaram!

> Honra e glória! Abre-se a nova temporada da Arena de Calm! Guerreiros e bravos de toda a ilha reúnem-se para este evento acirrado. Façam suas apostas ou tente sua sorte em um dos eventos mais intensos de toda ilha!




Quer continuar ouvindo as trilhas enquanto navega pelo fórum? Clique no botão acima!

[Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por ADM GabZ em Seg Ago 25, 2014 3:10 pm

Olá a todos!

Como sabem, sempre buscamos incrementar o sistema para deixá-lo cada vez melhor. Prova disso é que terminamos o novo Sistema de Ranks e já está engatilhado para ser lançado oficialmente. Mas para ficar ainda mais perfeito decidimos melhorar um problema que já atrapalha a algum tempo: o formato das aventuras.

Sabemos que a Lodoss tem um estilo único, aonde os tópicos são as localidades e os jogadores "se deslocam" até eles. Sim é um sistema divertido e dá maior imersão, dando a sensação de que você realmente está visitando estes lugares com seus personagens. Mas isso acaba gerando alguns problemas. Durante todos esses anos conseguimos contorná-los e amenizá-los, mas eles nunca deixaram de existir. Que são:

Troca de Narradores: Cada área tem um narrador específico, isso já sabemos. Acontece que a maioria deles trabalha e/ou estuda e, eventualmente, são obrigados a se ausentar por um tempo. Nisso o que somos obrigados a fazer é uma troca de narrador de maneira forçada e isso gera mais problemas. O jogador, neste caso, tem duas opções: continuar a aventura anterior ou iniciar uma nova. No primeiro caso é estressante e desanimador para o narrador, pois terá de reler todo o conteúdo passado e pensar em algo que foi criado por outra pessoa. No segundo caso é estressante para o jogador que deverá simplesmente abandonar a aventura sem conclusão, como um "episódio inacabado". Resumindo, nenhum dos lados fica feliz.

Jogadores extras: Desde que incluímos o sistema de Vagas este problema foi amenizado, mas ainda existe. Como nossos narradores são separados por áreas, é comum que algumas sejam muito mais populosas do que outras. Visto que a Lodoss dá liberdade para o personagem ir aonde quiser, isso faz com que, a qualquer momento, um narrador tenha um jogador extra sem nenhum aviso ou controle. Sim isso faz parte do desafio e do próprio trabalho do narrador, mas com o tempo acaba desgastando não apenas o narrador, mas os jogadores também. Sem conseguir limitar quantos jogadores ele pode narrar por vez, o narrador pode acabar sendo sobrecarregado, atrasar posts ou mesmo ser obrigado a abandonar tudo. É como uma bola de neve e todos saem prejudicados.

Limitação de áreas: Como cada narrador é designado a uma área específica, ela também acaba sendo seu limite. Os narradores não podem seguir seus jogadores para onde eles forem, isso evita que 2 ou mais narradores estejam em um mesmo tópico, gerando assim confusão desnecessária. Sendo assim o narrador acaba sendo obrigado a criar uma aventura apenas dentro dos seus limites. Por exemplo: Narrador X é responsável pela Península de Ruff. Ele não pode criar uma aventura aonde o jogador deve ir a Paramet comprar algo e voltar, pois está fora de seu "domínio". Isso por um lado faz com que o narrador fique "especialista" daquela área, mas por outra limita sua liberdade de criação. Sem contar que, como falei acima, um narrador pode se ausentar e ser substituído por outro que talvez não tenha a mesma afinidade com a área em questão. Mais uma vez tanto os narradores quanto os jogadores são prejudicados.


Como podem perceber foram analisados ambos os lados. Busco fazer o melhor para que não apenas os jogadores se divirtam, mas os narradores também. Afinal, tudo que fazemos aqui é por hobby e quero que continue assim. Devemos concordar que as situações acima são desanimadoras e, por muitas vezes, acabam desmotivando jogadores e narradores. Notei que as campanhas são super populares não apenas entre os jogadores, mas principalmente entre os narradores. Muitos deles preferem fazer apenas campanhas e, por isso, nossa sugestão é baseada nesta análise.

Conversei com a equipe e bolamos um jeito de melhorar os problemas acima. Na verdade trata-se de uma mudança radical mas que visa melhorar a Lodoss cada vez mais. Talvez alguns já sejam familiarizados com esse sistema, pois existem em alguns fóruns, e faremos o possível para que seja organizado e bem trabalhado. A idéia é:


Aventuras em tópicos únicos

A sugestão é que as aventuras, ao invés de serem em vários tópicos diferentes, se resumam em apenas um. Isso significa que elas agirão como campanhas, acontecendo em um único tópico e tendo apenas um narrador responsável, sendo um tópico exclusivo para cada aventura nova que vier. Nesse formato de aventura os narradores teriam uma "ficha" com suas informações como jeito de narrar, os temas que gosta, estilos e disponibilidade. Um jogador interessado pode escolher o narrador e fazer um pedido e ele pode ou não aceitar dependendo de sua disponibilidade. Por outro lado um jogador também pode criar um tópico de pedido caso não saiba que narrador escolher, então algum que esteja disponível poderá se voluntariar.

Isso pode parecer estranho por conta de nosso sistema atual, mas devemos lembrar que os narradores também são gente (risos). Todos os nossos narradores são voluntários, querem divertir a si mesmo e aos seus jogadores, tudo isso por puro hobby. Por isso não posso forçá-los a narrar para quem não querem ou não podem, algo que acaba acontecendo no sistema atual de áreas. Já com as aventuras em tópicos únicos este e outros problemas são facilmente resolvidos, como pode conferir abaixo:

Narradores fixos e controlados: Nesse sistema o narrador acaba tendo total controle sobre seus jogadores, pois receberá um pedido para narrar ou então buscar um pedido em aberto. Assim cabe apenas a ele se organizar e definir para quantos jogadores ele pode narrar. Se estiver muito atarefado, pode negar alguns pedidos extras ou mesmo fechar as inscrições por um tempo. Neste caso o único problema seria o próprio narrador se enganar em relação ao seu tempo, mas por aventuras terem durações super variadas, não haveriam tantos problemas. Uma aventura mais simples pode ser encerrada (com conclusão) e assim o jogador ficaria livre para a próxima. Em resumo o narrador sempre saberá exatamente o número de jogadores em seu domínio.

Liberdade de criação: O sistema de tópico único não apenas facilita a organização das aventuras, mas também oferece a maior liberdade de criação que um narrador da Lodoss pode ter. É a mesma liberdade que encontramos em Campanhas e isso pode ser estendido às aventuras comuns. Desta forma o narrador terá toda a ilha de Lodoss para criar a aventura que quiser e enviar o jogador para onde desejar, sem problemas de conflitos com outras aventuras que aconteçam no mesmo lugar. Assim os narradores ganham um leque muito maior de possibilidades, dando aos jogadores aventuras ainda mais incríveis e livres.

Organização: Não tem mistério que este sistema é mais fácil de organizar desde que as regras corretas sejam aplicadas. Os jogadores não vão precisar postar em vários tópicos diferentes e assinar um tópico agora terá um sentido mais interessante. Para quem não conhece, ao assinar um tópico você recebe um e-mail sempre que ele for respondido. No sistema atual isso acabava sendo inútil ou incômodo por conta da troca constante de tópicos. Além disso um narrador que precise ficar ausente por um tempo poderá pausar suas aventuras e não uma área inteira, o que antes obrigaria um outro narrador a tomar seu lugar temporariamente. Desta forma também não corremos o risco de ter "áreas mortas" por falta de narradores.


Como podem ver, esse sistema elimina a maioria dos problemas citados anteriormente. Claro que não existe um sistema perfeito, sempre haverá algo limitando ou causando conflito, mas estamos sempre fazendo o possível para que a Lodoss tenha a melhor qualidade de jogo.

Peço a todos que analisem com carinho esta sugestão e postem quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões.

Agradeço desde já por toda força, cooperação e carinho!


F.A.Q.
Spoiler:

P: Eu estou tendo uma aventura em uma área agora. Se esse sistema entrar em ação, poderei continuá-la?
R: Sim. Você só vai precisar falar com seu narrador para que o tópico de aventura seja criado. Se desejar, poderá copiar e colar as postagens da aventura, desde que dentro das regras estipuladas.

P: As áreas deixarão de existir?
R: Não. Todas elas estarão sempre listadas com suas respectivas informações para que narradores e jogadores possam consultar e conhecer.

P: Não será mais possível jogar nas áreas? Apenas nessas aventuras de tópicos únicos?
R: Estamos estudando a possibilidade das áreas tornarem-se regiões de Interpretação Livre. Seria um sistema que não é necessário um narrador, mas que também não houvesse ganhos ou aventuras. Basicamente as áreas seriam livres para que os jogadores possam interagir entre si livremente, conversar, passear, viajar, etc. Percebemos que muitos jogadores gostariam de "pausas" entre as aventuras para interpretar livremente seus personagens, investindo em seu crescimento pessoal sem a necessidade de um narrador, então esta seria a possível solução. Naturalmente teremos regras novas com este sistema.

P: O legal do sistema atual é que acabo conhecendo outros jogadores que entram na mesma área que eu por acaso. Nesse novo sistema isso não vai ser impossível de acontecer?
R: Não vai ser impossível, apenas controlado. Estamos estudando as regras de forma que as aventuras tenham a opção de serem "abertas" ou "fechadas". Isso significa que, por decisão do jogador, outros possam ou não se unir à sua aventura. Lembre-se que as Aventuras variam muito em conteúdo e duração, podendo envolver empregos, trabalhos mercenários, caçadas, etc etc. Possibilidades infinitas. Além disso, se julgar necessário, um narrador pode unir duas ou mais aventuras em uma só, desde que os jogadores concordem. Isso faz com que os jogadores busquem um maior conhecimento da aventura e dos jogadores com os quais vão se juntar. Assim como os narradores não são obrigados a narrar para quem não podem ou não querem, também é justo que os jogadores decidam com quem querem ou não jogar.

P: E quanto às áreas mais específicas, como a Academia de Magia, aonde só uma pessoa narra?
R: No caso da Academia de Magia, continuaria como está. Pouquíssimas áreas serão específicas de um único narrador por precisarem de originalidade. A Academia de Magia, por exemplo, requer profundo conhecimento não apenas do lugar, mas do NPC responsável e suas regras. Se várias pessoas o controlarem, acaba tornando-se uma região genérica e não é o que queremos para estes lugares em específico. Estamos estudando esse tipo de área para que venha a ser conhecido como Ordem. As Ordens são clãs/organizações originais do jogo que possuem regras, missões, sedes e histórias próprios. Para que cada Ordem possa ter o máximo de exclusividade e originalidade, estamos estudando a possibilidade de cada uma delas ter apenas um narrador responsável.

P: Então qual seria a diferença entre Campanha e Aventura?
R: As Campanhas continuarão a existir normalmente, pois elas ainda serão aventuras paralelas e de longa duração com tema fixo e jogadores pré-definidos. As Aventuras, por outro lado, podem ser incrivelmente variadas em duração, conteúdo e destinos. Podem ser mais simples e curtas, envolver apenas um jogador, até mesmo podem conter só um dia de trabalho do personagem do qual ele não gostou. Além disso cada jogador só pode estar em uma Aventura por vez, como já acontece, pois é a cronologia "original" do jogo. Caso a idéia seja bem aceita pelos jogadores, teremos tópicos explicativos completos.

P: Nesse novo sistema, vamos supor que eu não estou em nenhuma Aventura, mas estou acompanhando a do jogador Fulano. Gostei e eu gostaria de participar. Teria como?
R: Tem sim, mas a decisão vai depender do jogador e do narrador. Como falei, teremos a classificação de aventuras: Aberta e Fechada. Se ela estiver marcada como Aberta, significa que o jogador permite que outros se juntem à sua aventura, mas para isso eles deverão se acertar entre si e com o narrador. Se estiverem de acordo, não há problema em participar da Aventura.

P: Eu estou em uma Aventura mas o narrador teve que pausar por causa da faculdade. Devo esperá-lo?
R: Isso vai depender do jogador. Ele pode aguardar pelo seu narrador ou, caso isso demore muito, ele terá a permissão de fazer uma nova Aventura curta com outro narrador enquanto espera. Enquanto isso a Aventura original ficará pausada e, assim que o narrador voltar, irá continuá-la de onde parou. Não haverão aventuras inacabadas a não ser em casos extremos como narradores abandonando o fórum. Mesmo assim cada caso será analisado com carinho.

_________________
avatar
ADM GabZ

Pontos de Medalhas : 999
Mensagens : 912
Localização : Extrema - MG

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário http://www.flickr.com/photos/gabzero

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Lima Limão em Seg Ago 25, 2014 3:56 pm

Gostei bastante da sugestão, inclusive não tinha pensado nessa questão das áreas mais "restritas" digamos assim. Seria bom manter esse tipo de localidade inalterada, e deixar somente as áreas mais comuns, como as florestas, ranchos e etc, para serem narradas em aventuras. Sobre a parte de interação entre jogadores, realmente isso vai dificultar em alguns pontos, mas acho que trará beneficios em outros. Como por exemplo, aquele velho problema do pessoal que se conheceu pelo chat e quer jogar junto.

Fulano 1 - Poxa, gostei muito da tua ficha, a gente poderia jogar junto e tals, onde vc tah agora?

Fulano 2 - Po eu to em Takaras!

Fulano 1 - Ah, então nem vai rolar, eu to Hilydrus, vai demorar até a gente se conhecer.

Com esse novo sistema, esse problema acaba, pois é só os dois jogadores criarem uma aventura juntos e GG. E caso eles ja estejam em aventuras, podem usar as localidades para se conhecer, ja que elas se tornariam áreas de interpretação livre.

_________________

Quer ter sua HE avaliada? Clique na imagem acima e peça sem medo! =3
avatar
NR Lima Limão
Narrador

Pontos de Medalhas : 666
Mensagens : 786
Idade : 22
Localização : RJ/RJ

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 500
Raça: Vampiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Juliet Baskerville em Seg Ago 25, 2014 4:11 pm

... Este sistema não me agrada muito. Já joguei em fóruns assim, e nunca fui fã.

Olha, para começar, sei lá, o sistema atual é muito legal. Como você mesma falou, deixa você fazer uma imersão no cenário. É um sistema realista, que permite que o cara não só vá em uma aventura gênero um jogo de rpg convencional...

Deixa eu pensar... é como em Skyrim, que eu amo. Você tem as quests, mas elas não definem o mundo inteiramente. Você pode ir aonde quiser, quando quiser, pegar outras quests, fazer outras missões, e depois fazer aquela. Claro, no Lodoss tem o tempo, mas é praticamente isso. O sistema de aventuras deste tipo me parece mais o de um jogo de ação, sempre pareceu, onde você tem as missões e vai nelas... pode ter outras missões secundárias nestas, mas você não pode decidir que não quer ir nessa missão mais em certo ponto e simplesmente deixar ela para lá...

Em suma, para mim o jeito atual é similar a um 'RPG' (estilo wow, ou Skyrim)... o jeito com aventuras isoladas é um jogo de 'ação' (como Megaman, ou Devil May Cry).

Além disso, o sistema atual do Lodoss é muito original. Eu diria que é praticamente único... ao menos eu desconheço outros fóruns que usam ele. Remover ele vai tirar uma boa porção da originalidade do fórum, e pior *Sobe em palanque* Será um golpe para o movimento de fóruns rpgísticos do mundo inteiro! Unimos nossas armas agora, companheiros jogadores... devemos mostrar nossa opinião, e trazer a tona o movimento contra este projeto de lei que pode vir muito a nos prejudicar! MEU NOME É DANI! 666!

_________________


- Fala - Narração - Pensamento - Outros -

Força: 2 [Rank E]
Energia: 2 [Rank E]
Agilidade: 4 [Rank D]
Destreza: 4  [Rank D]
Vigor: 2  [Rank F]

Moedas de Ouro: 00
avatar
Juliet Baskerville

Pontos de Medalhas : 10
Mensagens : 95

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Ree em Seg Ago 25, 2014 6:05 pm

Já manifestei minha opinião antes, e reintero: Eu concordo com o sistema.

(não li o post inteiro da gabz, por isso pode soar meio repetitivo algum conceito que ja tenha sido exposto por ela.)

O que impacta é a estrutura do fórum, mas em termos de qualidade de imersão da aventura, não acredito que será TÃO diferente assim. As interações que existe hoje nos cenários podem ser mantidas ainda no novo sistema. Basta que os players conversem com seus GMs sobre o desejo de interagir com fulano ou ciclano. Ou até mesmo os gms podem conversar entre si. Já joguei um RPG onde vi um conceito interessante:

Player A - GM A
Player B - GM B
Ambos estavam na mesma área.

Porém, ambos interagiam em seus topicos. Como? O GM A posta que no local adentrou uma pessoa. Um desconhecido, com as caracteristicas do Player B.

Por sua vez, o GM B narrou que ao adentrar ao local, o Player B avistou uma figura estranha (o player A).

Em cada topico, o outro era sempre narrado como um "NPC", porém reproduzindo as ações que o outro player, em seu próprio tópico fazia. Mas sem expor os pensamentos ou intenções que geralmente são descritas no post. Assim, isso simula um ambiente mais "realista". Se os players não acompanharem os topicos dos outros, isso pode se tornar divertido, pq n existe o famoso metagame. Vc fica muito mais cauteloso por ir provocar com aquele mal encarado qd vc nao sabe que ele é fulano, que tem um personagem absolutamente docil.


Claro, no Lodoss tem o tempo, mas é praticamente isso. O sistema de aventuras deste tipo me parece mais o de um jogo de ação, sempre pareceu, onde você tem as missões e vai nelas... pode ter outras missões secundárias nestas, mas você não pode decidir que não quer ir nessa missão mais em certo ponto e simplesmente deixar ela para lá...

Pelo que eu entendi, vc ainda tem muito poder de escolha sim para onde vc quer ir. Porém o GM consegue criar uma historia mais consistente quando quiser criar um plot maior. Nada impede que vc peça ao GM querer fazer quests diversas em diversos locais. Isso é possivel. E a questão de escolher ou não ir ou abandonar uma quest, não é como se isso fosse tão dferente do atual, vai... Vc recusa uma ação, ok, o narrador tem maturidade para gerar uma nova situação, até mesmo por consequencia daquela quest recusada. Eu acredito que em RPGs como esses, suas escolhas tem que ter consequencias de qualquer maneira, se vai querer recusar uma quest, ok, mporém hey, vc pode estar recusando a salvação de um personagem que pode te dar um poder bacana la na frente,ou que vc sem querer salvou o filho de um nobre, que mais tarde se torna o patrocionador de uma caravana que vc esta fazendo um trabalho de mercenario etc etc.

E honestamente, eu acredito que uma parte da originalidade da Lodoss vai muito alem desse sistema. Ja vi outros parecidos. O que acontece é que o forum tem uma base forte e "fiel" de jogadores, muito mais solidifcada na amizade e no carinho deles no forum e pelos jogadores do que outra coisa.

_________________

Força: F
Energia: S
Agilidade: D
Destreza: D
Vigor: C
avatar
Ree
Puppet Master
Puppet Master

Pontos de Medalhas : 120
Mensagens : 156
Idade : 25

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 13
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Fury em Seg Ago 25, 2014 7:19 pm

Erm... Eu sei que estou ausente, mas tenho que baixar aqui para deixar minha opinião.

Pessoalmente eu não gosto da ideia de jogos em tópicos isolados. Neste ponto, minha opinião vai de encontro à da Dani/Juliet. Já tive essa experiência em outros fóruns e toda vez me senti frustrado, com uma sensação de que meu jogo estava isolado, mesmo havendo mais gente nele. Resumindo: abandonei todos.

Como ressaltado, os tópicos de regiões passam a sensação de se estar realmente mergulhando no mundo de Lodoss. Eventualmente podemos cruzar com outros personagens sem que isso seja programado/combinado. Ou nos separar. Afinal, no RPG, que imita a vida, as coisas não estão inteiramente sob o controle do jogador e isso, ao meu ver, deve envolver uma maneira global, e não apenas com NPCs. Sinceramente, eu adoro quando meus personagens cruzam com outros personagens cujos players eu não conheço porque é maravilhoso descobrir que tipo de relação/vínculo eles vão desenvolver. Isso é o que eu mais gosto no jogo: não é só viver, mas conviver.

Sobre mudanças de GM, bem, acontece. Cada região tem características próprias, muitas vezes os habitantes destas também o tem. Mas não vejo mal em um GM seguir um jogador em sua aventura para outras áreas, mesmo postando no mesmo tópico. Eles podem ser identificados. Os problemas com GM ainda vão continuar ocorrendo, na sua maioria. Menos, talvez, a sobrecarga.

Mas também pode se criar as áreas e os tópicos de jogo isolado dentro de cada uma dessas áreas, como se fossem localidades específicas da mesma. Ainda assim eu não gosto, mas fica mais bonito que só um monte de tópico boiando.

E...

Juliet, o que é essa imagem minúscula no topo do teu avatar? Ou só eu que vejo? O.O

_________________
avatar
NR Fury
Narrador

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 289
Idade : 28

Ficha Secundária
Título: Nenhum
Lvl: 0
Raça: Feral

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Kamui Black em Seg Ago 25, 2014 8:54 pm

Como discutido no skype, eu aprovo a ideia inteiramente.

Eu gosto sim do sistema atual e também acho que ele é uma marca registrada da Lodoss. Porém, como a GabZ deixou explicado existem vários problemas com ele. No sistema proposto não haverão mais esses problemas.

Quanto a opinião da Juliet em dizer que o jogo ficaria fechado em "fases", acho que será justamente ao contrario. Por exemplo, ás vezes eu tenho vontade de ir para uma outra área um pouco, mas o plot da Shao tá tão interessante que não quero deixar a área dela e arriscar perder uma parte do plot nesse processo. Mas se o novo sistema for empregado, eu poderia ir para Paramet, por exemplo, e continuar sendo narrado pela Shao na mesma aventura sem correr o risco de um novo GM meio que ignorar o que aconteceu anteriormente e, depois de resolver tudo, voltar para Takaras sem medo de perder nada do plot original. Seria igual uma campanha. Total liberdade de ação, embora cada escolha tenham suas consequências.

Quanto ao problema da interação, proponho uma ideia. As aventuras poderiam ser classificadas em aberta, semi-aberta e fechada.

No caso de fechada, será uma aventura solo ou com jogadores pre definidos e fechados.

No caso de semi-aberto, outros jogadores poderão entrar, mas deverá ser sob a aprovação do jogador.

E a aberta, o Narrador terá total liberdade de inserir outro jogador de surpresa, sem perguntar ou comunicar nada ao jogador sendo narrado naquele momento. Assim, a aleatoriedade será mantida da maneira como é agora.

_________________
Dedico este espaço ao mais corajoso GM da Lodoss, Zato, que leu a ficha inteira do Blues.

Zato, você tem o meu mais sincero respeito.
avatar
NR Kamui Black
Narrador

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 196

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Kaien S em Seg Ago 25, 2014 9:01 pm

Entãaaaaao, eu jogo nuns rpg ai que as aventura/interações/tudo acontecem em um tópico isolado e eu sinceramente prefiro o de Lodoss, e sim pessoas, existem outros fóruns com o mesmo sistema ou parecido auhauha ( pelo menos a muito tempo atrás existia ).

Em tópicos isolados você se sente preso (pelo menos cmg é assim D:) mas os argumentos da GabZ me convenceram e depois de ler o tópico todo eu concordo com o sistema, BUT acho que deviam testar antes de oficializar e pá, mesmo que todo mundo concorde, e eu achei essa ideia do Kamui sobre aberta, semi-aberta e fechada uma delicia de ideia.

_________________

Moedas de ouro: 10

Força:4 (D)  
Energia:0 (F)
Agilidade:4  (D)
Destreza:8  (C)
Vigor:2 (E)



Leonard Bezzarius
Astaroth
HE
avatar
Kaien S

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 303

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 5
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por LK Neil Blaze em Seg Ago 25, 2014 9:30 pm

Kamui e suas ideias fantásticas.

Eu não vou me demorar muito. Apenas dizer que como GM que fui, era frustrante ter que mandar meus outros Players pra uma outra área. Eu sempre fiz plots grandes; enormes. E eu tentava englobar todas áreas que eu podia, enviando os players pra outros GM's, mas muitas vezes eles não seguiam o plot ou então recomeçavam simplesmente uma outra história (isso aconteceu com o Zato diversas vezes). Tanto que que quem é/foi narrado por mim sabe que eu costumo colocar mundos alternativos nos locais ou criar pequenas localidades possivelmente existentes nos cenários atuais pra poder abranger minhas possibilidades de narração e eu acho isso um saco.

Eu não deixo de concordar que a ideia de RPG = Vida vai ser perder um pouco. Te dizerem "Agora você posta lá" dá sim uma sensação de que você está se locomovendo pelo mundo que é Lodoss, mas acho que agora a ideia é simplesmnete melhorar pros jogadores e pros GM's. Fazer com que o jogo se torne mais suave; mais hobby e menos trabalho e no meu ver é o que esse novo sistema faz.

_________________
Atributos:

Força: E (2)
Energia: D (4)
Agilidade: C (8)
Destreza: D (4)
Vigor: E (2)
avatar
LK Neil Blaze

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 191

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 4
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Henry em Ter Ago 26, 2014 1:53 am

Não concordo nem discordo. Muito pelo contrário.

Enfim, gostei do que o Kamui disse e do que a Ree falou sobre narrar o personagem do outro como se fosse NPC. Continuo imparcial.

_________________

| | Zato: | | Força: 8 [C] | | Energia: 4 [D] | | Agilidade: 12 [B.] | | Destreza: 8 [C] | | Vigor: 8 [C]
| | Plue: | | Força: 8 [C] | | Energia: 0 [F] | | Agilidade: 8 [C] | | Destreza: 4 [D] | | Vigor: 4 [D]
Moedas de Ouro: 25.390[/b]
avatar
Henry

Pontos de Medalhas : 210
Mensagens : 227
Idade : 23
Localização : Rio

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 14
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Goldsilver Ironsteel em Ter Ago 26, 2014 8:44 am

Eu li as opiniões de todo mundo e achei com mais destaque a da Ree do Katsuo. Na verdade a opinião do Katsuo me fez mudar completamente de postura, eu estava a favor do novo sistema, agora sou contra, mas ainda sou contra o atual.

Quando eu vi a proposta do novo sistema, eu pensei: "Ótimo os problemas acabaram.".

Mas depois que eu li a opinião do Katsuo e fiquei lembrando minhas experiências em outros fóruns que usam esse sistema eu pensei: putz é mesmo, eu me sentia mó solitário.

Minha ideia é que é lugar de fazer tópicos de aventura, continue assim, postagem em cenário mesmo. Mas pra resolver o problema dos GMs, vamos fazer assim: o GM acompanha o jogador.

"Mas se tiver 3 GMs com 3 jogadores em um só lugar?"

> Ai nesse caso criamos tópicos provisórios.

Simples. Até porque é bem raro ter 2 GMs e 2 players no mesmo lugar, nos fóruns que usam esse sistema.

_________________
Nome do Personagem: Aldarion Ironshield, O Juggernaut.

Peças de Ouro: 10

Link da Ficha: Aldarion Ironshield, O Juggernaut
Habilidades especiais

Força: A
Energia: F
Agilidade: D
Destreza: D
Vigor: C

Equipamentos: Lista de Equipamentos

*Avatar feito por cortesia de Frist, valeu mano. o/*
avatar
Goldsilver Ironsteel

Mensagens : 387
Localização : Perdido no Espaço

Ficha Secundária
Título: O Juggernaut
Lvl: 7
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Lima Limão em Ter Ago 26, 2014 10:04 am

Simples. Até porque é bem raro ter 2 GMs e 2 players no mesmo lugar, nos fóruns que usam esse sistema.

Tem certeza? Para mais duvidas consulte o Zephyr, e eu acho que você vai mudar de ideia rapidinho. ^^

_________________

Quer ter sua HE avaliada? Clique na imagem acima e peça sem medo! =3
avatar
NR Lima Limão
Narrador

Pontos de Medalhas : 666
Mensagens : 786
Idade : 22
Localização : RJ/RJ

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 500
Raça: Vampiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por LK Neil Blaze em Ter Ago 26, 2014 11:20 am

E complementando aqui: Isso não funciona. Fica uma cagada só, além de uma poluição visual e desorganização.

_________________
Atributos:

Força: E (2)
Energia: D (4)
Agilidade: C (8)
Destreza: D (4)
Vigor: E (2)
avatar
LK Neil Blaze

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 191

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 4
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Juliet Baskerville em Ter Ago 26, 2014 11:52 am

NR Lima Limão escreveu:Tem certeza? Para mais duvidas consulte o Zephyr, e eu acho que você vai mudar de ideia rapidinho. ^^

O principal problema no Zephyr nunca foi o sistema de narração, era o sistema de jogo. Isto e o fato de a maioria do pessoal só querer zoar tudo...


_________________


- Fala - Narração - Pensamento - Outros -

Força: 2 [Rank E]
Energia: 2 [Rank E]
Agilidade: 4 [Rank D]
Destreza: 4  [Rank D]
Vigor: 2  [Rank F]

Moedas de Ouro: 00
avatar
Juliet Baskerville

Pontos de Medalhas : 10
Mensagens : 95

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por LK Neil Blaze em Ter Ago 26, 2014 1:06 pm

Engano seu. O problema do Zephyr era sim, o modo de narração. Era e sempre será ridículo ter dois GM's narrando pra duas pessoas diferentes na mesma área. Torna-se confuso pra quem lê de fora, além disso muitas vezes uma área comporta 3 ou 4 players. Colocar 3 ou 4 GM's numa área, narrando para players diferentes que nem ao menos se esbarram (e que se o fizerem vai ocasionar as mesmas complicações ditas pela Gabz no primeiro post) é, na melhor das frases, altamente inviável.

_________________
Atributos:

Força: E (2)
Energia: D (4)
Agilidade: C (8)
Destreza: D (4)
Vigor: E (2)
avatar
LK Neil Blaze

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 191

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 4
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por ADM GabZ em Ter Ago 26, 2014 7:32 pm

Agradeço e muito a colaboração de todos!

Sei que de fato a Lodoss tem esse diferencial, a sensação de se mover apenas por trocar de tópico existe, mas infelizmente acaba criando os problemas que citei. Mas em suma o maior problema deste novo sistema seria a "solidão". É quando o Kamui melhora ainda mais a idéia.

Nem todos gostam de se aventurar em grupos, muito menos de serem obrigados a juntarem-se com os outros. Certo, concordo que dependendo do personagem é divertido fazer isso (abraços Ree!), até faz com que o jogador tenha de se empenhar na narração a partir de imprevistos. Mas, ainda assim, nem sempre agrada ao jogador.

Por isso a idéia das aventuras serem classificadas como "aberta", "semi-aberta" e "fechada" é genial! Desta forma, nas aventuras Abertas jogadores podem se unir à aventura a qualquer momento de acordo com a carga do narrador. Por exemplo: Um narrador recebe um pedido novo para uma aventura, mas o jogador não se importa em participar de uma em andamento. Neste caso ele poderá se juntar a uma aventura Aberta sem problemas. Nesse tipo de sistema o jogador só será solitário se ele quiser.

Ainda assim, seria muito interessante também a opinião da Ree. Um narrador que esteja com dois jogadores em aventuras diferentes poderá "uní-los" indiretamente mesmo que ambas as aventuras sejam fechadas. Ou até outros narradores podem fazer isso juntos, vai depender deles.

E concordo que o narrador seguir seu jogador é muito complicado. Acaba criando muitos problemas como já falaram acima, além de confundir jogadores e leitores. Lembrem-se que o fórum também tem apreciadores de fora que apenas buscam ler grandes aventuras =)

Vou pensar com carinho nos comentários. Continuem dando críticas ou sugestões, afinal esta é uma decisão muito radical que não deverá ser decidida de forma superficial. Vamos tentar formular um modelo que seja agradável, organizado e único como a Lodoss deve ser. Toda sugestão é bem vinda!

Um abraço!

_________________
avatar
ADM GabZ

Pontos de Medalhas : 999
Mensagens : 912
Localização : Extrema - MG

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário http://www.flickr.com/photos/gabzero

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Bluesday em Qua Ago 27, 2014 12:08 am

Não vou opinar sobre o sistema, pois já cansei de falar que sou contra a mudança. Mas vou comentar algumas citações.

A ideia das aventuras serem classificadas como "aberta", "semi-aberta" e "fechada" é genial!

Não acho genial e nem funciona tão bem. Experiencia nesse tipo de sistema eu tenho de sobra e conheço vários fóruns do mesmo estilo de formas diferentes, e bem, vai ser geral alone. Ninguém entra na aventura do outro, só entram quando fazem de fato amizade, caso contrário ficam tudo sozinho e meh.

Player A - GM A
Player B - GM B

Sorry Aline, mas isso não vai dar certo. Nunca fizeram quando deveriam, fazer agora que não vão.

Pra ficar mais claro, vou contar algo que já disse pra Gabz.

Antes de entrar pra Staff, sempre em todo meu tempo na Lodoss eu acreditava que os Gm's trocavam ideias sobre uma aventura só, que um dava seguimento da outra e tornavam a aventura bem fluida. Porque pensei isso? Porque tive o prazer de começar Lodoss em Takaras, e a Shaorim passou uma missão pro Tenkai, mas em Ruff, que era do Gin na época, e ele continuou ela e ainda apareceu mais 3 personagem (Aldarion, Sérpico e Victor). Eu acreditei fielmente que tinham planejado algo em conjunto, mas a verdade é que o Gin toco a aventura da forma dele, apenas não deixando de fazer minha missão.

Então com base nisso, não vai dar certo de modo algum. Afinal o narrador como ja foi dito, tem vida também e ele não vai acompanhar a aventura de outros, e acredito que um outro narrador nem vai avisar que tem tal pessoa em tal lugar.

Enfim, não quero me estender muito, porque sou totalmente contra. Sei a vantagem que da o sistema, mas sei as desvantagens, e pelo sistema atual funcionar muito bem e ter sido um dos grande Ás do fórum conquistar tanto carinho e números de player e principalmente argumento na hora de recomendar para alguém. Sei de gente que entrou aqui justamente por causa do sistema de áreas.

Enfim é isso. Por mim continua como ta, nunca fui a favor.

ps: não sei pq, algo me diz que se mudar, a coisa vai piorar...
obs: se esqueci de por algo, relevem, estou caindo de sono e cansaço.

_________________
Lodians: 7.000,00

Força:  C  
Energia: D
Agilidade: S +
Destreza: C +
Vigor: D
avatar
Bluesday

Pontos de Medalhas : 70
Mensagens : 518
Idade : 28
Localização : Me ferrando legal...

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 19
Raça: Elfo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por ADM GabZ em Qua Ago 27, 2014 4:48 am

Galera, li com muito carinho as opiniões de todos. Concordo com muitos de vocês e sim, também acho que Lodoss é única por conta de seu sistema de "localidades". Nada como a sensação de estar se movendo por um mundo de RPG no qual você é o protagonista.

Visto que a sugestão inicial de fato iria perder um pouco disso, tive uma idéia baseada em todas as críticas até agora: Narrador Ativo.

Esse sistema funcionaria exatamente como o atual, mas contaria com algumas características extras e que, ao meu ver, também resolvem os problemas que citei no tópico. São elas:

• Neste sistema os narradores não agiriam mais por áreas específicas. Eles podem, a qualquer momento, escolher uma região em que haja um jogador mas que nenhum narrador ainda o tenha acolhido. Assim que o fizer, ele será o Narrador Ativo daquele tópico e assim será até que o jogador saia daquela localidade ou a aventura termine. Depois que isso ocorrer e houver outro jogador, o mesmo narrador ou qualquer outro pode se tornar o novo Narrador Ativo e assim por diante. Isso evita áreas fantasmas porque, basicamente, os narradores podem narrar aonde quiserem.

• Podem haver Narradores Ativos Fixos dependendo do lugar. A Academia de Magia, por exemplo, contará sempre com um único narrador.

• Os narradores podem seguir seus jogadores para outras áreas. Porém, para melhor organização, apenas o Narrador Ativo do tópico em questão poderá realizar as postagens. Isso não significa que apenas ele irá narrar, mas sim postar. Uma vez que dois ou mais jogadores estejam num mesmo tópico os turnos funcionarão juntos e terminarão sempre a cada postagem do Narrador Ativo, mesmo se os personagens não estiverem próximos. Em resumo, os Narradores que estiverem em uma mesma área devem enviar seus textos ao Narrador Ativo, necessitando assim apenas uma comunicação básica entre eles. Caso um ou outro jogador não poste, eles podem ser pulados como já acontece.

Um exemplo da postagem do Narrador Ativo:

@ Jogador 1 [Post por NR Sah]

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto

@ Jogador 2 [Post por NR Kamui]

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto

@ Jogador 3 [Post por NR Zatoichi]

Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto


• Seguir um jogador será opcional. O narrador não é obrigado a sempre ficar com o mesmo jogador, assim como o jogador também não é obrigado a ficar com o mesmo narrador o tempo todo. Vai da opção de cada um além de, claro, sua disponibilidade.

• Caso um Narrador Ativo de um tópico não possa narrar para um novo jogador em sua área, ele poderá informar outro narrador que possa acolhê-lo. As narrações então seguirão como já exemplificadas acima, sendo dois narradores mas em um único post organizado.


Analisei bastante a idéia e, ao menos à primeira vista, parece resolver boa parte dos problemas. Se algo estiver confuso me desculpem, eu estava quase dormindo quando tive esta idéia e corri pro PC antes que eu esquecesse rsrsrs. Por favor, leiam atentamente e opinem sobre esta nova sugestão.

Um abraço!

_________________
avatar
ADM GabZ

Pontos de Medalhas : 999
Mensagens : 912
Localização : Extrema - MG

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário http://www.flickr.com/photos/gabzero

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Lima Limão em Qua Ago 27, 2014 7:27 am

Eu não acho que essa ideia de narrador ativo vá dar certo.

Primeiro porque cada narrador tem seu tempo, enquanto posso postar a cada 3-4 dias, tem gente que só posta de uma em uma semana, outros postam até com menos frequência ainda. E na hora que um jogador meu for parar na área da Shaorin por exemplo? Ou na área do kamui? Eu vou ter que esperar ele me avisar que vai postar? Eu aviso a ele pra postar por mim? Em ambos os casos criaria conflito. Se eu espero ele postar, meu jogador vai ser obrigado a esperar e o ritmo que eu impus a ele vai ser diminuído, se antes eu postava a cada 3 dias, agora ele vai ter que esperar uma semana, e acredite, isso faz diferença. Se eu peço ao GM que poste mais rápido por minha causa, ou o post do GM em questão não vai sair da forma como ele queria, porque ele está postando fora do tempo dele, ou ele simplesmente vai pegar o meu texto e vai postar separado do dele, e ai vai haver double post do GM ativo naquela área, porq o dele só vai vir depois do meu.

Sobre a parte de se jogar sozinho... Desde as Lodoss 3 que eu não vejo uma união "forçada" acontecer entre jogadores. Todas as uniões que vi até agora, tirando a academia que um lugar onde isso sempre aconteceu, mas de forma mais discreta, foram encontros programados fora do game. Dizer que mudar o sistema vai deixar todo mundo mais alone é a mesma coisa que dizer que celular está separando as pessoas. As pessoas são sozinhas porque querem estar sozinhas, se elas realmente quisessem parceiros para jogarem juntos, buscariam por isso, seja com sistema de localidades ou com sistema de aventuras. Uma coisa que eu disse no chat e vou deixar aqui, a decisão de ter um parceiro, não deve partir do GM, muito menos do fórum e de seu sistema, deve partir do próprio jogador. Então eu acho que esse argumento de que vai ficar todo mundo mais sozinho é fraco demais pra recusar todas as vantagens que o outro sistema tem a oferecer.

_________________

Quer ter sua HE avaliada? Clique na imagem acima e peça sem medo! =3
avatar
NR Lima Limão
Narrador

Pontos de Medalhas : 666
Mensagens : 786
Idade : 22
Localização : RJ/RJ

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 500
Raça: Vampiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Bluesday em Qua Ago 27, 2014 8:54 am

Discordo de você Sabrina. Talvez você não tenha acompanhado muitas aventuras na Lodoss três, mas eu sim.

Veja a Silmeria e a amiga dela, elas iam ficar junto, e boom, estavam com mais uns 2 ou 3 jogadores. Deu até treta, e a Silmeria ia tomar uma faca arremessada certeira e provavelmente morreria, isso se não houvesse intervenção do narrador.

Outro caso, o meu próprio. Minha primeira e acho que única aventura que tive, foi uma união sem pedir pros jogadores se eles queriam jogar com outros. Mas acho que por ser algo que nem mesmo o jogador esperava acontecer, se tornou algo interessante.

O que queri dizer é que essa liberdade de área que o narrador tem, que torna Lodoss legal.

Usando seu próprio exemplo...

" O sujeito compra 1 celular, mas não liga pra ninguém, mas gosta de jogar jogos de celular.

Ou

O cara precisa usar muito celular, mas falta grana e compra o celular mais inútil, porém ele liga. "

O que quero dizer com isso? Simples. Por ter apenas UMA vantagem pra essa pessoa, é que torna aquilo bom. Então se esse sistema de área é o grande potencial da Lodoss, eu acho um erro mudar isso.

Deveriam fazer como sempre achei que fosse, ter um aventura pro jogador, e se o narrador enviar pra outro área, este narrador informa qual o foco da aventura, e o outro narrador informa a base da aventura e o objetivo. Nisso o novo narrador do jogador continua a aventura, dento bastante liberdade pra incrementar algo na aventura dele ou mudando tudo, apenas mantendo o foco. Acredito que todo narrador tem capacidade pra fazer isso, afinal a proposta pra se tornar narrador na Lodoss, sempre foi ter qualidade, sendo acredito eu, a criatividade o fator número 1.

Enfim, resumindo tudo, a mudança nunca deveria ter sido o sistema, e sim a própria staff ser mais competente e comunicativa em questões das aventuras dos jogadores.

E isso trás uma outra questão. Como um personagem vai se tornar conhecido, se os próprios narradores não se comunicam pra fazer isso? Tipo, o narrador anterior cria um rumor, mas ele fica somente naquele post, porque o novo narrador não saberá isso, porque não acompanhou nada.

Encerro aqui e ressalto que a única coisa que deve ser mudado é a interação entre staff sobre as aventuras dos jogadores.

_________________
Lodians: 7.000,00

Força:  C  
Energia: D
Agilidade: S +
Destreza: C +
Vigor: D
avatar
Bluesday

Pontos de Medalhas : 70
Mensagens : 518
Idade : 28
Localização : Me ferrando legal...

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 19
Raça: Elfo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Lima Limão em Qua Ago 27, 2014 10:28 am

Discordo de você Sabrina. Talvez você não tenha acompanhado muitas aventuras na Lodoss três, mas eu sim.

Veja a Silmeria e a amiga dela, elas iam ficar junto, e boom, estavam com mais uns 2 ou 3 jogadores. Deu até treta, e a Silmeria ia tomar uma faca arremessada certeira e provavelmente morreria, isso se não houvesse intervenção do narrador.

Outro caso, o meu próprio. Minha primeira e acho que única aventura que tive, foi uma união sem pedir pros jogadores se eles queriam jogar com outros. Mas acho que por ser algo que nem mesmo o jogador esperava acontecer, se tornou algo interessante.

Você não entendeu o que eu escrevi, ou não leu com atenção. DESDE A LODOSS 3 não vejo uma união forçada entre jogadores. A Lodoss 4 tem o que? 1 ano? 1 ano e meio? Quando foi a ultima vez que isso aconteceu NA LODOSS 4? Essa foi a questão que levantei. ^^

Deveriam fazer como sempre achei que fosse, ter um aventura pro jogador, e se o narrador enviar pra outro área, este narrador informa qual o foco da aventura, e o outro narrador informa a base da aventura e o objetivo. Nisso o novo narrador do jogador continua a aventura, tendo bastante liberdade pra incrementar algo na aventura dele ou mudando tudo, apenas mantendo o foco. Acredito que todo narrador tem capacidade pra fazer isso, afinal a proposta pra se tornar narrador na Lodoss, sempre foi ter qualidade, sendo acredito eu, a criatividade o fator número 1.

Isso ja acontece... A aventura que você mesmo está narrando pro Gregar em Ruff começou em Hirt na floresta Endless. A aventura que o jogador Kiryu jogava em Shane na época em que eu narrava lá, era uma continuação de uma aventura que a Shao fez, inclusive, essa aventura não tinha acabado, ele estava em Shane e deveria voltar pra Takaras para continuar a aventura com a Shao. Dizer que isso não acontece entre a staff é a mais pura falta de informação que já vi, pois isso acontece com mais frequência até do que esses encontros aleatórios que você tanto defende.


_________________

Quer ter sua HE avaliada? Clique na imagem acima e peça sem medo! =3
avatar
NR Lima Limão
Narrador

Pontos de Medalhas : 666
Mensagens : 786
Idade : 22
Localização : RJ/RJ

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 500
Raça: Vampiro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Bluesday em Qua Ago 27, 2014 10:42 am

Eu não prestei atenção então. Mas você que isso não acontece na Lodoss 4 é um equivoco, pois você não acompanha a aventura de ninguém, ao menos não de 90% dos jogadores e por hora não pode afirmar nada. Mas se isso de fato não aconteceu, especulo que seja porque nenhum gm mesclo as aventuras, coisa que eu pretendo fazer futuramente.[spoier]

Sobre o lance de comunicação, eu nunca vi acontecer, mas se está acontecendo, acho que não precisam mudar nada, afinal...

_________________
Lodians: 7.000,00

Força:  C  
Energia: D
Agilidade: S +
Destreza: C +
Vigor: D
avatar
Bluesday

Pontos de Medalhas : 70
Mensagens : 518
Idade : 28
Localização : Me ferrando legal...

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 19
Raça: Elfo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Fury em Qua Ago 27, 2014 11:14 am

Eu só acho que essa coisa de jogo aberto, fechado ou semelhantes, onde cabe unicamente aos jogadores combinarem previamente é, em primeiro lugar, um metagame, pois os jogadores estariam combinando previamente os detalhes de sua aventura e isso faria, pelo menos em parte, perder a naturalidade das coisas que deveriam ocorrer pelo acaso, se moldarem às ocasiões e serem flexíveis, obrigando o jogador a ser assim também. Ou não, pois nenhum personagem é obrigado a seguir em jogo com outros. Ele pode dar a louca e sair correndo aleatoriamente.

Em segundo, a mim fica parecendo que cada um (ou um grupo) fica jogando num mundo separado. Se como está já é difícil dos jogos se entrelaçarem num mesmo enredo/história, quem dirá separado. E falo desta dificuldade porque eu, por exemplo, tentei fazer uso do Quadro de Avisos para que esse entrelaçamento ou mesmo um destaque dos personagens acontecesse e não funcionou.

Então acho que o Blues não está tão errado quando fala que seria bom uma melhor comunicação entre os Narradores, embora eu ache que ele precise tratar essa frustração (brincadeira). Não que não haja. Mas poderia ser mais funcional. Só que, claro, isso demandaria algo que é um fator principal em todo esse assunto: tempo e disponibilidade dos narradores.

Em suma, acho que todos os lados tem pontos positivos e negativos e que sempre vai ser assim. As pessoas ora tem tempo, ora não tem, um narrador pode acertar melhor com um player e pior com outro, ou pode ser um pé no saco ter certa pessoa na minha aventura ou mesmo não. Mas são as dificuldades que temos que dar conta em um jogo que dão vida ao mesmo.

_________________
avatar
NR Fury
Narrador

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 289
Idade : 28

Ficha Secundária
Título: Nenhum
Lvl: 0
Raça: Feral

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por LK Neil Blaze em Qua Ago 27, 2014 11:38 am

Bluesday escreveu:Eu não prestei atenção então.

E é por isso que fala merda.

Bluesday escreveu:Mas você que isso não acontece na Lodoss 4 é um equivoco, pois você não acompanha a aventura de ninguém, ao menos não de 90% dos jogadores e por hora não pode afirmar nada.

Bom, é raro alguém acompanhar as aventuras de todo mundo. Eu, por exemplo, não acompanho. Mas se você acompanha e tá dizendo que a maioria das junções entre players ocorre de forma não programada... Bem, você está totalmente equivocado. Quer um exemplo? Zato e Kaien. Mais um? Tibi e Frist. Outro? Gold e Sabrina. Excluímos daqui aqueles que estão em aventura solo e a Academia de Magia. Eu mesmo procurei tentar me juntar ao Kaien e o Zato, então Blues... Por favor, quem tá errado aqui é você. A marjoritariedade de aventuras na Lodoss IV são programadas e eu posso afirmar isso, porque eu to acompanhando o crescimento da Lodoss desde o início da III e sinceramente? Não era muito diferente. Quando o Hayate criou o Chat do MSN comigo (sdds), existiam programações de aventuras por ali também.

Blues escreveu:Deveriam fazer como sempre achei que fosse, ter um aventura pro jogador, e se o narrador enviar pra outro área, este narrador informa qual o foco da aventura, e o outro narrador informa a base da aventura e o objetivo. Nisso o novo narrador do jogador continua a aventura, dento bastante liberdade pra incrementar algo na aventura dele ou mudando tudo, apenas mantendo o foco. Acredito que todo narrador tem capacidade pra fazer isso, afinal a proposta pra se tornar narrador na Lodoss, sempre foi ter qualidade, sendo acredito eu, a criatividade o fator número 1.

Supostamente deveria acontecer. Poucos eram os que faziam e atualmente isso não ocorre mais. Um bom exemplo (e grande diferença também) disso foi quando eu passei as aventuras pro Kamui. Ele mudou 70% delas e me informou isso no chat privado, mantendo apenas algumas das quais ele se interessou pelo Plot. Eu não to condenando o Kamui, mas sim dizendo que muitas vezes não é por falta de criatividade do GM, mas sim porque ele não se sente confortável em levar o Plot da forma que lhe foi apresentado. É como se sentir preso no mundo que alguém te entregou. Quando o Duran me deu as aventuras dele, eu tentei seguir o que ele tinha me passo e consegui na maioria, mas outras eram absurdamente incoerentes com meu estilo de narração e história.

Kit Kat escreveu:um metagame, pois os jogadores estariam combinando previamente os detalhes de sua aventura e isso faria, pelo menos em parte, perder a naturalidade das coisas que deveriam ocorrer pelo acaso

Não considero metagame. Simplesmente pelo fato de que combinar um plot, não define sua aventura. No final da aventura na história de cada um aqui, tem um plot, mini-plot ou sequência que o personagem em si pretende seguir e eu digo que 100% dos jogadores ainda não chegou nem perto de conseguir isso. Metagame, pra mim, seria ter todo o destino da sua aventura já agendado e sendo cumprido.

Kit Kat escreveu:Em segundo, a mim fica parecendo que cada um (ou um grupo) fica jogando num mundo separado. Se como está já é difícil dos jogos se entrelaçarem num mesmo enredo/história, quem dirá separado.

EXATO! Quando eu disse que perderia a noção de sensação de unidade, eu me referi exatamente a isso. Tópico por tópico dá a sensação de mundos separados. Boa definição.
------------

Agora falando sobre essa nova ideia. Eu endosso os argumentos da Sabrina. Tanto que, quando eu me revoltei e quis narrar SÓ pro Sérpico e pro Zato (sintam-se amados), essa ideia foi repassada pra mim e eu recusei pelos mesmos motivos apresentados acima. Meu tempo, não é o tempo do outro GM.

Por fim... Parem de ser hipócritas. Parem com esse mimimi de "Lodoss é única por causa do sistema". O sistema não vai mudar, e Lodoss é mais única ainda por um grupo fiel de pessoas que se dedicam em jogar e deixar o ambiente melhor. O sistema dito pelo Kamui (que eu ainda considero uma ótima ideia) deixa em aberto a sua vontade de chegar em uma aventura (mesmo sem conhecer essa pessoa) e entrar nela. NÃO VAI haver individualismo de jogo, pois AINDA VÃO existir aventuras combinadas fora do In-Game e isso é mais do que óbvio.

Além do mais, as áreas livres vão continuar a existir. Vai interpretar teu personagem cara, vai fazer alguma coisa por aí. A coisa que eu mais vejo na Lodoss, são fichas pobres por falta de uma criação de uma elo maior com o ambiente ao redor. Isso só tá começando a mudar agora, onde os GM's estão exigindo mais um caráter interpretativo do personagem. Eu não vejo personagens mudando. Até onde eu sei, a única mudança brusca de personagem que eu vi foi a do Zato, fora ele, eu não vi NINGUÉM desenvolver o psicólogo e personalidade do seu personagem. E na Lodoss III o único que fez isso (e num processo bem longo) foi o Kite.

O mundo não vai acabar se o modo das aventuras mudar. Lodoss não vai perder a magia. Isso é coisa da cabecinha de vocês, porque vocês tem medo de mudar. Até mesmo o seu personagem.

_________________
Atributos:

Força: E (2)
Energia: D (4)
Agilidade: C (8)
Destreza: D (4)
Vigor: E (2)
avatar
LK Neil Blaze

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 191

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 4
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Goldsilver Ironsteel em Qua Ago 27, 2014 12:27 pm

Bom eu vi as opiniões de todo mundo.

Akira, você disse que não acompanha as postagens de todo mundo, você ta enganado quando diz que não viu quase ninguém desenvolvendo a personalidade do personagem. Aldarion mesmo é um personagem que está em constante mudança, pergunta pra Gabz que narro pra mim como ele era e como ele está agora.

A Sabrina também está em mudança, antes ela era toda boazinha agora ta mo fdp desgraçada. Hayate também ta mudando, ainda mais com esse trauma que ele passo na minha campanha.

E justamente por querer evoluir ainda mais a personalidade do meu personagem que eu sugeri junto a Sabrina, a criação de áreas de interpretação livre onde a gente joga sem GM mas fica valendo oficialmente.

Agora voltando ao assunto do tópico.

Pensei, pensei, pensei e pensei. Nada é perfeito, mas pesando na balança... A proposta é melhor do que o sistema atual. então volto a votar pelo sistema proposto. E qualquer coisa que a gente achar de errado a gente vai corrigindo.

Quanto ao lance de coisas random acontecendo... Ha vão catar coquinho, nem no RPG de mesa acontece coisa random, todo mundo que joga RPG sabe que o mestre vai por todo mundo junto uma hora. Aqui os encontros são todos combinados, encontros randomicos é raro a galera permanecer unida, quem quer ficar sozinho vai ficar sozinho ou até mesmo vai matar o outro jogador.

(Sabrina falo que vai matar qualquer um que aparecer randomicamente, não digam que eu avisei se não ela me tortura).

Resumindo: voto pelo novo, porque nada é perfeito e o novo é melhor que o atual.


EDIT:
NR Katsuo escreveu:Eu só acho que essa coisa de jogo aberto, fechado ou semelhantes, onde cabe unicamente aos jogadores combinarem previamente é, em primeiro lugar, um metagame, pois os jogadores estariam combinando previamente os detalhes de sua aventura e isso faria, pelo menos em parte, perder a naturalidade das coisas que deveriam ocorrer pelo acaso, se moldarem às ocasiões e serem flexíveis, obrigando o jogador a ser assim também. Ou não, pois nenhum personagem é obrigado a seguir em jogo com outros. Ele pode dar a louca e sair correndo aleatoriamente.

Cara discordo, combinar as coisas em off pra por em ON é uma coisa, agora fazer tudo acontecer é outra. Por exemplo a mina namorada, eu trouxe ela pro fórum faz uns 2 anos, a gente fico 1 ano sem jogar junto porque não dava, cada um tava em um lugar diferente. A gente queria jogar junto, se a gente não combinasse em off nunca que a gente ia ter se unido esse ano.

Então eu combinei que ia ver ela, inventei um motivo coerente pra ir a Academia de Magia, queria itens mágicos, queria ver se o mago de lá me arrumava alguns. Ai encontrei a Sabrina, a mesma viu que eu era um cara forte e podia ser útil pra ela.

Como Aldarion é um cara que não curte andar em grupo, inventamos um jeito de ele ter que andar com Sabrina dai surgiu a ideia dela sugar a alma dele através do sexo, como o ritual só podia ser feito por uma mulher virgem, ele não pode ser mais copiado e no caso apenas meu personagem vai poder andar com ela e permanecer na condição de escravo. Pronto, arrumamos tudo bonitinho em on e o jogo ta ficando cada vez mais legal por causa da habilidade que liga os dois personagens.

Esse lance de metagame é muito relativo.

_________________
Nome do Personagem: Aldarion Ironshield, O Juggernaut.

Peças de Ouro: 10

Link da Ficha: Aldarion Ironshield, O Juggernaut
Habilidades especiais

Força: A
Energia: F
Agilidade: D
Destreza: D
Vigor: C

Equipamentos: Lista de Equipamentos

*Avatar feito por cortesia de Frist, valeu mano. o/*
avatar
Goldsilver Ironsteel

Mensagens : 387
Localização : Perdido no Espaço

Ficha Secundária
Título: O Juggernaut
Lvl: 7
Raça: Humano

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por NR Fury em Sex Ago 29, 2014 9:09 am

A mim continua parecendo que perde a naturalidade, mas talvez tenha a ver com meu estilo próprio. Enfim, cada um sabe de sua diversão.

Comentei tanta coisa que esqueci de falar da ideia da Gabz. Eu achei bem legal! *-* Mas realmente dá conflito em relação às possibilidades de cada narrador. Se o ativo for a Sah e o outro for eu, pobre de um dos dois. XD Mas no geral a ideia é ótima, porque se poderia criar um mural onde cada narrador poderia alterar sua disponibilidade de narração conforme seu momento. Por exemplo: 1 jogador, 2 jogadores, etc. O ativo, que eu mudaria para "responsável" ou "encarregado", teria que ser um narrador realmente ativo. E, se fosse o caso, nem todo turno precisaria sair turno para todos.

_________________
avatar
NR Fury
Narrador

Pontos de Medalhas : 0
Mensagens : 289
Idade : 28

Ficha Secundária
Título: Nenhum
Lvl: 0
Raça: Feral

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [Sugestão] Mudança no formato das Aventuras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum