>Dizem as más línguas que o anão Rookar, que fica no Porto Rangestaca, está procurando por mercenários corajosos - ou loucos - que estejam afim de sujar as mãos com trabalhos "irregulares". Paga-se bem.
> Há rumores sobre movimentações estranhas próximas aos Rochedos Tempestuosos. Alguns dizem que lá fica a Gruta dos Ladrões, lar de uma ordem secreta. Palavra de goblin!
> Se quer dinheiro rápido, precisa ser rápido também! O Corcel Expresso está contratando aventureiros corajosos para fazer entregas perigosas. Por conta da demanda, os pagamentos aumentaram!
> Honra e glória! Abre-se a nova temporada da Arena de Calm! Guerreiros e bravos de toda a ilha reúnem-se para este evento acirrado. Façam suas apostas ou tente sua sorte em um dos eventos mais intensos de toda ilha!
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Equipamentos e Inventário
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Equipamentos e Inventário
Equipamentos e Inventário Todo aventureiro que se preze possui bons equipamentos e um inventário, tudo isso para garantir sua sobrevivência e vitórias. Em Lodoss RPG isso não é diferente. Até então os equipamentos eram apenas estéticos, dependendo unicamente do jogador querer usá-los ou não. Mas isto mudou. A partir de hoje criamos a Ficha Secundária (antes chamada de Ficha de Personagem pelo sistema), aonde ficarão os Equipamentos e Inventário do personagem para fácil consulta e modificação. Isto significa que haverá cobrança dos itens que seu personagem usa e carrega consigo, fazendo grande diferença durante a aventura. Assim é de extrema importância equipar-se melhor antes de uma nova aventura, pois seus itens podem se perder, se quebrar e, caso você não tenha defesas, seu personagem poderá se ferir. Como sempre, buscamos deixar o sistema simples e prático de forma que os jogadores se foquem sempre no jogo, priorizando a diversão. Assim o sistema de Equipamentos e Inventário também é simples e direto. |
Basicamente são 12 campos que podem ou não ser preenchidos com equipamentos, que são eles:
• Cabeça: Elmos, viseiras, capacetes, etc
• Ombro: Ombreiras de vários tipos.
• Torso: Peitorais, camisetas, cotas de malha, etc
• Braços: Braçadeiras, bronquéis, etc
• Mãos: Luvas, manoplas, etc
• Pernas: Calças, vestidos, perneiras, etc
• Pés: Botas, cravos, etc
• Capa: Mantos, capas de viagem, etc
• Acessório 1: Anéis ou colares mágicos
• Acessório 2: Anéis ou colares mágicos.
• Mão Principal: Armas, bastões, arcos, etc
• Mão Secundária: Escudos, arma secundária, etc
Estes campos somente podem ser preenchidos pela equipe, mas podem ser encontrados em sua própria Ficha Secundária (encontrada em seu Perfil). É algo simples e de fácil organização, aonde fica simplesmente o nome do equipamento e seu nível. Saiba mais detalhes abaixo:
Níveis de Equipamento
Os níveis de equipamento são uma simples numeração que define sua qualidade, resistência e raridade. Até então tínhamos equipamentos de quaisquer tipo e era difícil determinar se eram comuns, frágeis, fortes ou raros sem haver nenhum tipo de tabela ou regra aonde se basear. Agora definimos um sistema simples e bastante eficaz que não apenas irá organizar melhor a questão de equipamentos como também vai incentivar os jogadores a buscar melhores armas e armaduras para seus personagens. Afinal são pontos bastante críticos em aventuras, podendo significar vida ou morte.
Atualmente os níveis de equipamento vão de 1 a 5. Não significa que um equipamento de nível 1 é extremamente fraco ou que um nível 5 é invencível! Lembre-se de que o jogo possui um sistema interpretativo, portanto um bom desenvolvimento e narração fazem toda diferença.
Descrição dos Níveis de Equipamento
Nível 1 | Equipamento Comum. Utiliza materiais básicos e baratos. Tipo ideal de qualidade para quem procura quantidade por um preço acessível ou para quem está começando sua jornada. |
Nível 2 | Equipamento Reforçado. Seus materiais são mais resistentes e de durabilidade maior. São usados com frequência por soldados e guardas do exército real. |
Nível 3 | Equipamento Superior. Este tipo já pode ser personalizado e é feito com materiais de alta qualidade, podendo ser acrescentados detalhes ao gosto do usuário como formatos exclusivos de lâminas ou detalhes estéticos em armaduras e escudos. |
Nível 4 | Equipamento Especial. Pode ser encantado com algum efeito mágico, mas tendo a mesma qualidade de Nível 3. Este equipamento não pode ser comprado em lojas, apenas conquistado em aventuras ou forjado por situações especiais*. |
Nível 5 | Equipamento Exclusivo. Como o próprio nome diz, este tipo de equipamento é feito exclusivamente para uma única pessoa. É personalizado e pode ser encantado. Seu material é incomum, por isso também não é encontrado em lojas, apenas conquistado em aventuras ou forjado por situações especiais*. |
* Julgamos situações especiais quando, por exemplo, em uma aventura, o personagem encontra um forjador arcano que o julgue merecedor de uma de suas criações. Ou seja, algo referente totalmente à história e ao desenvolvimento de uma aventura.
Os equipamentos de nível 1 a 3 não possuem nenhum tipo de bônus e não podem ser encantados, sendo assim suas diferenças estão na qualidade, durabilidade, resistência, valor e personalização. Já os níveis 4 e 5 podem, como encantamento, possuir bônus em atributos ou mesmo magia (uma espada em chamas, por exemplo). Os efeitos podem, ou não, depender da Energia do usuário, de forma que as criações são responsabilidade do GM e serão moldadas e lapidadas para se tornar algo equilibrado e justo. Também não há limite de nível de personagem para usar qualquer equipamento, basta conseguir conquistá-la e, claro, seu personagem precisa ser apto a usar o equipamento. Por exemplo: um personagem de força 1 dificilmente vai conseguir se mover com uma armadura pesada de Nível 3 e erguer uma espada de duas mãos. Além disso, uma espada nível 1 possui materiais mais baratos e leves, sendo de mais fácil manuseio, enquanto um de nível 3 é mais pesado e difícil de usar. Logo os equipamentos e seu uso ficam a critério do bom-senso e da avaliação do GM.
Lembrando que o nível de equipamento não vale apenas para armas! Obviamente cada peça da armadura também tem seu nível, como as ombreiras, peitoral, perneiras, braçadeiras, etc. Em breve haverá alteração no modelo de ficha para que possamos organizar estas novas informações.
Os equipamentos de nível 1 a 3 não possuem nenhum tipo de bônus e não podem ser encantados, sendo assim suas diferenças estão na qualidade, durabilidade, resistência, valor e personalização. Já os níveis 4 e 5 podem, como encantamento, possuir bônus em atributos ou mesmo magia (uma espada em chamas, por exemplo). Os efeitos podem, ou não, depender da Energia do usuário, de forma que as criações são responsabilidade do GM e serão moldadas e lapidadas para se tornar algo equilibrado e justo. Também não há limite de nível de personagem para usar qualquer equipamento, basta conseguir conquistá-la e, claro, seu personagem precisa ser apto a usar o equipamento. Por exemplo: um personagem de força 1 dificilmente vai conseguir se mover com uma armadura pesada de Nível 3 e erguer uma espada de duas mãos. Além disso, uma espada nível 1 possui materiais mais baratos e leves, sendo de mais fácil manuseio, enquanto um de nível 3 é mais pesado e difícil de usar. Logo os equipamentos e seu uso ficam a critério do bom-senso e da avaliação do GM.
Lembrando que o nível de equipamento não vale apenas para armas! Obviamente cada peça da armadura também tem seu nível, como as ombreiras, peitoral, perneiras, braçadeiras, etc. Em breve haverá alteração no modelo de ficha para que possamos organizar estas novas informações.
Inventário
Tudo que seu personagem carrega ficará no campo Inventário em sua Ficha Secundária. Independente se ele possui uma mochila ou não, a lista deve existir sempre neste campo. Logicamente uma mochila facilita carregar mais coisas, incluindo comida, mudas de roupa, saco de dormir, etc. Decidimos não pesar em um sistema muito detalhado que inclua peso e tamanho dos objetos, por isso vamos deixar tudo por conta do bom senso dos jogadores e dos narradores. Se houver exagero, o personagem será marcado com Sobrepeso e deverá se livrar de alguns itens ou continuará mais lento do que de costume. Este campo é de livre edição pelos jogadores.
F.A.Q.
- Spoiler:
- P: Eu tenho um personagem que usa uma espada mas que também carrega um arco. Devo colocá-lo na Mão Secundária?
R: Não. Como um arco é uma arma que precisa de duas mãos para ser usado, caso ele não seja a arma principal de seu personagem ele deverá ficar no Inventário. Caso for uma Besta de Uma Mão, ela poderá ser adicionada na Mão Secundária normalmente.
P: Eu ganhei um colar em uma aventura, mas ele não faz nada. Devo colocá-lo em Acessório 1 ou 2?
R: Em nenhum! Os campos de Acessórios só valem para itens mágicos que façam algo pelo seu personagem, como um Anel Encantado que ofereça bônus de Força ou Energia. Caso você possua um anel ou colar comuns, eles devem ser acrescentados em Inventário.
P: Ganhei um novo equipamento, mas ele não apareceu na minha Ficha Secundária! O que fazer?
R: Sempre que um jogador receber um novo equipamento, apenas a ADM poderá modificar o respectivo campo. Desta forma o GM responsável pela narração irá enviar um aviso à ADM para que a alteração seja feita. Caso demore demais, envie diretamente uma PM à ADM GabZ.
P: Meu equipamento pode quebrar? E se quebrar, posso consertar?
R: Todos os seus equipamentos podem se quebrar. Assim como na vida real, o conserto depende de vários fatores como a forma com que o objeto foi quebrado, materiais necessários, etc. Portanto, nunca se pode ter certeza do reparo. Recomendamos levar a um ferreiro ou a um engenheiro goblin seus equipamentos avariados.
P: Meu personagem pode usar uma arma em cada mão?
R: Sim, desde que as duas sejam armas que possam ser usadas apenas com uma mão. Exemplo: espadas e machados de uma mão, bestas leves, etc. Apenas personagens com Força elevada (como Orcs e Trolls) podem utilizar armas de Duas Mãos como uma mão apenas e, com mais Força ainda, usar uma delas em cada mão.
P: Posso ter mais de duas armas?
R: Seu personagem pode carregar quantas armas conseguir, já usá-las é outro assunto. Naturalmente seu personagem pode jogar uma arma no chão e utilizar outra sem problemas, mas sempre haverão as principais que ficarão listadas em Equipamentos. Qualquer outra arma deverá ser acrescentada em seu Inventário.
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