Fórum Inativo!

Atualmente Lodoss se encontra inativo. Saiba mais clicando aqui.










Vagas Ocupadas / Vagas Totais
-- / 25

Fórum Inativo!

Saiba Mais
Quadro de Avisos

>Dizem as más línguas que o anão Rookar, que fica no Porto Rangestaca, está procurando por mercenários corajosos - ou loucos - que estejam afim de sujar as mãos com trabalhos "irregulares". Paga-se bem.

> Há rumores sobre movimentações estranhas próximas aos Rochedos Tempestuosos. Alguns dizem que lá fica a Gruta dos Ladrões, lar de uma ordem secreta. Palavra de goblin!

> Se quer dinheiro rápido, precisa ser rápido também! O Corcel Expresso está contratando aventureiros corajosos para fazer entregas perigosas. Por conta da demanda, os pagamentos aumentaram!

> Honra e glória! Abre-se a nova temporada da Arena de Calm! Guerreiros e bravos de toda a ilha reúnem-se para este evento acirrado. Façam suas apostas ou tente sua sorte em um dos eventos mais intensos de toda ilha!




Quer continuar ouvindo as trilhas enquanto navega pelo fórum? Clique no botão acima!

Sistema Geral do Jogo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sistema Geral do Jogo

Mensagem por ADM GabZ em Sex Set 13, 2013 5:44 pm

O sistema de jogo do Lodoss RPG é baseado tanto em atributos quanto em narração, sem a necessidade de rolagem de dados. Sendo praticamente um livro onde a história vai sendo escrita pouco a pouco, o jogo permite grande liberdade de ações e de criação. Para que isso seja possível desenvolvemos um sistema simples onde a criatividade e narração são muito mais valorizados, sendo desnecessário muitos detalhes que podem prejudicar a diversão. Com isso visamos um jogo com mais fluidez, onde a interpretação é um fator determinante para todas as aventuras e situações que sua personagem irá enfrentar. Confira abaixo três tópicos explicativos sobre cada ponto do sistema, todos contendo explicações precisas.  
1) Atributos

Os atributos definem as capacidades físicas de sua personagem. A intensidade e força de cada atributo é definida por Ranks que vão de F até SS. Existem apenas 5 atributos no total, cabendo ao jogador definir quais deles irá evoluir ao seu gosto e de acordo com o que procura para sua personagem. Durante as aventuras, os atributos devem ser consultados dependendo das ações e podem definir o decorrer da história e o sucesso ou falha de qualquer acontecimento. Porém lembre-se que o sistema é baseado em atributos e em narração, esta sendo crucial para o desenvolver das ações, por exemplo: não adianta ter força alta e, ao interpretar, narrar golpes a esmo sem qualquer tipo de descrição extra como local a ser atingido, intenção, análise do inimigo, entre outros. Por conta disso o jogo acaba se equilibrando pois usar astúcia e inteligência podem significar a vitória.

Os atributos são:

• Força [FO]
– Como o próprio nome diz, a Força define o quão forte fisicamente é a personagem. Não significando necessariamente músculos, este atributo naturalmente engloba o quanto de peso um personagem suporta, o quanto consegue erguer, o quanto resiste a uma força contrária e o quão potentes são seus golpes. Armaduras pesadas, por exemplo, pedem naturalmente que o usuário tenha mais força.

• Energia [EN] – Atributo essencial que engloba a força espiritual (chi, ki, etc), definindo o quanto a personagem possui e a facilidade de canalizá-la. Ela pode se desenvolver em forma de magia, no caso de magos e xamãs, ou na forma de poderes, no caso de guerreiros e paladinos. Um guerreiro, por exemplo, pode ter uma Habilidade Especial que o garanta mais força por um curto período de tempo. Enquanto isso um mago pode ter uma magia de cura para que possa ajudar algum aliado.

• Agilidade [AG] – Referente à velocidade com que a personagem se movimenta. Este atributo inclui: movimentação em curto espaço como esquivar-se, atacar e defender; e deslocamento como correr e fintar. Também define o reflexo da personagem, sendo possível responder mais rapidamente a diversas ações inesperadas ou instantâneas.

• Destreza [DT]
– De nada vale a força se não acertar o inimigo. O atributo Destreza serve para definir o quão preciso são os golpes ou lançamentos (magias, flechas, etc), mas não define totalmente seu acerto. Alguém com destreza baixa pode acertar golpes normalmente, porém uma destreza mais alta pode garantir que o jogador atinja locais específicos ou que o golpe seja mais eficiente. Acertar alguém com a lâmina de uma espada, por exemplo, causa mais dano do que acertar com a chapa. A Destreza também engloba trabalhos manuais e ações delicadas desde os mais simples (costurar, escrever, bater carteira) até os mais sofisticados (abrir fechadura, criar flecha, mover-se furtivamente), mas sempre acompanhados de narração equivalente para seu sucesso.

• Vigor [VG]
– Naturalmente determina a resistência física da personagem. Este atributo vai definir, por exemplo, o quanto ela aguentará correr, treinar, lutar, etc. Mas também define o quão resistente é a golpes, doenças e até mesmo maldições (como vampirismo ou licantropia). O Vigor define também a recuperação de ferimentos e pancadas. Em suma, personagens com vigor alto são mais resistentes, podendo aguentar mais tempo sem dormir, comer e até resistir a ferimentos mais intensos.


>> Clique aqui para acessar as regras completas dos Atributos. <<


2) Pontos de Vida [PV] e Pontos de Energia [PE]

A medida destes dois elementos são a partir de porcentagem. Ou seja, uma personagem saudável terá simplesmente 100% de PV e PE e, conforme vai perdendo-os, a porcentagem diminui. Ao chegar a 0% de PV o personagem já não pode mais ficar em pé. Desta forma também existem as porcentagens negativas, o que indica graves problemas na saúde do personagem. Um golpe muito forte pode deixar o personagem com -30% de PV, o que indica grande perigo: ao chegar em 100% negativos, a personagem perde a vida.

• de 0 a 10% PV negativos: Personagem imóvel, mas consciente.
• de 11 a 20% PV negativos: Personagem imóvel, consciente em estado grave.
• de 21 a 30% PV negativos: Personagem inconsciente em estado grave.
• de 31 a 40% PV negativos: Personagem inconsciente, estado grave e fora de ação por 3 dias.
• de 41 a 50% PV negativos: Personagem em estado gravíssimo em estado de coma
• de 51 a 80% PV negativos: Personagem em estado gravíssimo, tendo alucinações e convulsões.
• de 81 a 99% PV negativos: Personagem em estado de choque, mínimas chances de sobrevivência.


3) Magias e Habilidades Especiais

Dois elementos similares, as magias e habilidades especiais podem ser aprendidas e melhoradas durante o jogo. Ambos baseiam-se no atributo Energia e custam PE (Pontos de Energia) para serem realizados, mas possuem suas diferenças. As magias, por exemplo, são mais delicadas e muitas vezes precisam de um mestre para que a personagem aprenda a dominá-la, pois criar uma magia é uma tarefa árdua e desgastante. Habilidades Especiais, no entanto, são desenvolvidas pela própria personagem, sendo exclusividade de cada uma e não havendo necessidade de um mestre. Estes dois elementos são melhores descritos abaixo:

• Magia [MG]: Todas as magias são baseadas nos elementos naturais: água, fogo, ar, terra, luz e trevas. Por conta disso são forças mais instáveis e de difícil dominação, sendo necessário um longo treinamento para tal. Para aprender magias é necessário um mestre ou grimórios, a dificuldade variando de acordo com o treinamento escolhido. Só é possível tentar criar uma magia própria após atingir o nível 5 de personagem, mas devem ser baseadas nas existentes. O limite de magias que podem ser aprendidos pelo personagem é de 1 a cada nível par e é totalmente independente das HEs.

• Habilidade Especial [HE]: Variadas e imprevisíveis, as habilidades especiais são únicas de cada personagem. O jogador poderá desenvolver a HE da forma como desejar e, depois disso, ela passará por uma avaliação para que possa ser utilizada. As HE, por serem únicas, não precisam de um mestre e podem ser fortalecidas pela própria personagem ao treinar e subir de nível. Habilidades Especiais podem, ou não, serem elementais.[/list]


Regras de Magias e Habilidades:

• A cada nível par de personagem (2, 4, 6, 8...) o jogador tem a opção de aumentar o nível de uma Magia ou Habilidade Especial já aprendida, ou de criar uma nova Habilidade Especial;

• Todo jogador já inicia sua personagem criando uma Habilidade Especial;

• O nível máximo de Magias e Habilidades Especiais é 3. Sendo assim o nível 1 é Fraco, nível 2 é Médio e nível 3 é Forte.


Como dito antes, o sistema é simples para garantir uma jogabilidade agradável e que flua com facilidade. Graças a isso nossos jogadores têm a chance de interpretar personagens em aventuras inesquecíveis utilizando apenas sua criatividade e imaginação. Se ainda houver qualquer dúvida em relação ao sistema, basta entrar em contato por PM com a ADM GabZ.
F.A.Q.
P: Mesmo chegando a 0% de HP meu personagem ainda pode lutar?
R: Isso vai depender muito da narração. Existem personagens que, em berserk, conseguem suportar continuar lutando mesmo com o HP em -20% que é o máximo. O GM quem irá definir o momento em que seu personagem ficará impossibilitado de lutar, mas a regra padrão é 0%.

P: Magias só podem ser aprendidas por magos?
R: Não. Qualquer tipo de personagem pode aprender magias, sendo que existem raças com maior ou menor facilidade para tal. As magias nem sempre são usados apenas ofensivamente, também sendo úteis para curar, encantar ou criar ilusões.

P: Tenho um personagem que é guerreiro, ele pode aprender magias?
R: Quando um jogador está disposto a aprender magia ele deverá estar ciente das limitações de seu personagem. Como guerreiro, ele provavelmente terá poucos pontos de Energia e, portanto, as magias que poderá aprender serão mais limitadas, mas não significa que serão sempre fracas. Ao invés de lançar bolas de fogo e provocar nevascas com magia, um guerreiro pode incendiar a lâmina de sua espada, evocar um escudo protetor ou mesmo tornar-se imune a golpes físicos por alguns momentos. Mesmo com as limitações de Energia, um guerreiro que queira usar a magia e a criatividade ao seu favor.

P: É possível criar um mago-lutador?
R: Sim, pois Lodoss oferece liberdade suficiente para tal, mas tudo dependerá de sua estratégia. Fazer isso significa equilibrar mais os atributos de forma a não ficar defasado tanto para combates com magia quanto corpo-a-corpo. Ao fazer isso seu personagem pode não se tornar tão forte quanto um mago completo ou um guerreiro puro, mas será mais versátil do que ambos. É possível criar qualquer tipo de híbrido desde que o jogador esteja alheio às limitações de cada um.

P: O que acontece se meu personagem morrer?
R: É muito difícil um personagem vir a morrer durante o jogo, uma vez que entendemos o carinho que cada jogador dedica para criar seu personagem e aventurar-se pela ilha de Lodoss. Porém, eventualmente, fatalidades podem acontecer e podem ser inevitáveis. Neste caso, infelizmente, o jogador perderá seu personagem e deverá criar outro. Dependendo do seu desempenho dentro do jogo com seu antigo personagem o jogador terá direito a fazer um novo com metade dos atributos conquistados. Naturalmente não é uma possibilidade válida para jogadores que abandonam seu personagem.

[Atualizado em 20/09/2014]


Última edição por ADM GabZ em Sab Jul 15, 2017 6:18 pm, editado 10 vez(es)
avatar
ADM GabZ

Pontos de Medalhas : 999
Mensagens : 912
Localização : Extrema - MG

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário http://www.flickr.com/photos/gabzero

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema Geral do Jogo

Mensagem por ADM GabZ em Sex Dez 20, 2013 7:07 pm

Atualizado com Perguntas Frequentes (F.A.Q.).

_________________
avatar
ADM GabZ

Pontos de Medalhas : 999
Mensagens : 912
Localização : Extrema - MG

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário http://www.flickr.com/photos/gabzero

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema Geral do Jogo

Mensagem por ADM GabZ em Sab Set 20, 2014 8:12 pm

Atualizado. Regras dos atributos removidas e substituídas por link para regras completas.

_________________
avatar
ADM GabZ

Pontos de Medalhas : 999
Mensagens : 912
Localização : Extrema - MG

Ficha Secundária
Título:
Lvl: 1
Raça: Humano

Ver perfil do usuário http://www.flickr.com/photos/gabzero

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Sistema Geral do Jogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum